Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como publiquei o meu primeiro conto?

Entre Anas -

No auge dos meus 14 anos, eu tinha no meu currículo de pseudo-escritora 1 webnovela (conhecida também como fanfic) com 320 páginas no Word, uma mini e outra que teve direito a três temporadas. Sempre amei escrever e, graças a isso, dando jus ao maior dos clichês, acabei cursando jornalismo. No entanto, a profissão não tem nada a ver com escrita criativa e literatura – não necessariamente. E a sementinha da garota que sonhava em ter um livro com o seu nome continuou dentro de mim, até que em 2015 fui atrás dessa vontade e consegui publicar o Meu Primeiro conto!

Como publicar o seu primeiro conto - Minha Experiência

Nessa época de webnovelas no Orkut conheci duas meninas incríveis que me inspiraram e me ajudaram muito a ser quem sou hoje (Be e Line ♥). Foi, inclusive, uma delas que me contou sobre uma editora, chamada Andross, que publicava antologias com contos de escritores iniciantes. Bastava escolher o tema que te interessava, escrever de acordo com as regrinhas, enviar e esperar ser selecionado. Fiquei animada quando ela me contou, mas acabei esquecendo e só voltei a correr atrás dessa ideia três anos depois.

 

Apesar da minha paixão por filmes de terror e não ser nada romântica na vida real, na hora de escrever, não adianta, as palavras fluem mais quando é sobre amor. Vai entender. Por esse motivo, escolhi participar da coletânea De Repente Nós. Li o regulamento, busquei inspiração dentro de mim e escrevi o conto em um único dia. Passei as próximas semanas o revisando e, então, enviei, cruzando os dedinhos para ser escolhida. E, olhem só, eu consegui!

 

Para editora arcar com alguns custos, como diagramação e taxa de registro, cada autor precisa vender 20 exemplares da sua antologia em 30 dias após o lançamento. Caso você prefira comprar todos antes, o valor da venda diminui. Como o meu conto tinha mais caracteres que o estipulado (não consigo me conter), precisei vender 30 livros. Eu acabei comprando todos antes do lançamento para conseguir o desconto e alguns continuam aqui comigo, esperando por um dono.

Como publiquei o meu primeiro conto - Editoras

A parte da burocracia é um pouco chata, mas vale a pena. É incrível olhar para um livro e ver o seu nome entre os autores. Editoras como a Andross criam oportunidades para aspirantes a escritores divulgarem o seu trabalho. Afinal, tem muita gente escrevendo coisas incríveis por aí, o que falta são portas abertas – ou semiabertas.

 

Depois de selecionado e de toda a parte burocrática, há o evento de lançamento do livro e no ano em que participei a Andross começou o Prêmio Strix, entregue aos melhores contos de cada coletânea. Você não terá o seu livro exposto em uma livraria famosa ou virará instantaneamente uma J.K. Rowling, mas é uma maneira ótima de conhecer pessoas com os mesmos interesses que os seus, criar uma network para o futuro e dar os primeiros passos neste meio.

 

Eu gostaria de ter aproveitado melhor e divulgado mais essa minha pequena conquista. Mas ainda há tempo! Conheci recentemente por meio do blog Império Imaginário a editora Darda, que também publica coletâneas a partir de textos enviados. Diferente da Andross, o autor escolhido precisa apenas pagar uma taxa de inscrição e receberá um único exemplar. Logo fiquei animada para participar, são propostas bem diferentes, vamos ver no que vai dar.

Como publicar o seu primeiro conto

Se você tem esse desejo de criar histórias e dar vida aos personagens da sua mente, editoras como as citadas e antologias são uma das melhores maneiras de tornar essa vontade uma realidade. Apaixonados pela escrita podem imaginar como é a sensação de saber que você tem uma parte de si, da sua imaginação e noites buscando inspiração nas páginas de um livro real. Vale a pena dar uma chance ao seu eu escritor.

 

Esse texto foi para contar a minha experiência ao publicar meu Primeiro Conto, não sobre o processo criativo em si.

Como publiquei o meu primeiro conto?



This post first appeared on Entre Anas, please read the originial post: here

Share the post

Como publiquei o meu primeiro conto?

×

Subscribe to Entre Anas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×