Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

The Wire - Série

Tags: caso
Havia me proposto a escrever recomendações musicais, televisivas e sobre alguns jogos. E essa será a primeira desse gênero aqui no blog. Com um pouco de boa vontade verão que apesar do tom saudosista ainda não há série que tenha em tão pouco tempo criado personagens tão carismáticos e envolventes como nesse seriado. Com vocês, a nossa primeira recomendação televisiva. Sejam bem vindos a...


The Wire

(Sinopse da primeira temporada)

Baltimore - EUA, inicio dos anos 2000. Voando abaixo do radar, uma organização criminosa consegue em dois anos montar um esquema que passa a faturar um milhão de dólares por mês. Bem organizados e mantendo a comunicação entre os membros através de pagers e mensagens codificadas, despistam o faro de duas divisões inteiras da policia. Tanto a narcóticos quanto a homicídios são pegos de surpresa quando o investigador Macnulty deixa escapar em uma conversa informal com o Juiz Phelan de que essa mesma organização estaria envolvida em pelo menos meia duzia de assassinatos no último ano.

Pressionados pelo Juiz, o alto escalão da policia, monta um destacamento para investigar as atividades do até então desconhecido, Avon Barksdale. Mas isso não sairá barato, irritados por não terem sido informados com antecedência, ambos os tenentes das duas divisões, juntam o que há de "pior" entre os seus agentes, na esperança de que o Caso não dê em nada e que a sua displicência em ter deixado o caso passar, acabe sendo justificada com mais um caso arquivado por falta de provas.

Destacado para divisão, o investigador Macnulty resolve ir as ruas ao invés de apenas deixar o barco correr. Começa a partir dai uma das mais interessantes perseguições ao estilo gato e rato do gênero policial da tv.

Contra os criminosos e contra a vontade da própria cadeia de comando, outros policiais designados para esse destacamento que antes eram mal-quistos começam a mostrar serviço, agentes que antes haviam tido as suas carreiras enterradas por conta de casos passados resolvem afirmar a sua redenção lutando por um caso antes perdido mas que passa a chamar cada vez mais chama a atenção por conta dos seus números exorbitantes de propriedades, cifras, e pessoas envolvidas.


"Persiga as drogas e terá apreensões menores,

persiga o dinheiro e não se sabe que iremos encontrar."



Alguns personagens (1ª Temp.):



- Dominic West - Jimmy Macnulty
Sem noção, insubordinado, beberrão, péssimo pai, além de outros adjetivos que justificam a fama de "asshole". Apesar de tudo isso, não faz o estilo badass, tem bom coração e compreende a lei das ruas, há anos como investigador da homicídios possui um caso de amor e ódio pela sua divisão. Está obstinado a provar para os seus superiores que tinha razão quando mencionou o caso pela primeira vez, e irá até as últimas consequências pela solução desse caso, mesmo que isso signifique arriscar a sua própria carreira.



- Sonja John - Detetive Kima
Racional e competente, a detetive é a menina dos olhos da divisão da narcóticos, a primeira agente após o Tenente Daniel, é a voz de comando dos agentes de campo. Ao lado de Macnulty ajudará a equipe a se tornar uma estrutura competente e eficaz a despeito dos vários nomes envolvidos que farão de tudo para ver o caso arquivado e encerrado.


- Lance Reddick - Tenente Daniels
Destacado para chefiar os agentes que irão cuidar do caso levantado por Macnulty, possui até então uma carreira intocável, é o oficial mais cotado para subir de divisas "desde que mantenha os olhos distantes daqueles que não querem ser vistos". Ficará dividido muitas vezes entre o dever e a carreira, e mostrará que nem tudo são flores na linha de comando.


- André Royo - Bubles
Um dos personagens mais carismáticos da série. O informante da agente Kima, conhece as ruas, conhece os traficantes, mas que está o tempo todo em uma luta consigo mesmo por conta do seu vicio com as drogas, constantemente envolvido com pequenos delitos, mostrará a dura realidade do usuário pobre, que vive nas ruas e que é constantemente tratado como lixo.


- Wood Harris - Avon Barksdale
O "homem" a ser batido. Respeitado, mantém um circulo de fiéis seguidores que o protegem a todo custo o levando quase que a uma rotina paranóica de vigilância. Invisível até o inicio da investigação, Avon mostrará que mesmo após descobrir que está sendo investigado, que ele não irá se impor tão facilmente, e que os braços dos milhões que produziu ao longo dos anos, foram capazes de alcançar muito mais do que o apoio de alguns policiais corruptos.


- Idriss Elba - Stringer Bell
O gênio mercadologico. Frio e inteligente, raramente suja as mãos, é o mentor por trás de toda a estrategia de (acreditem) mercado e logística do grupo. Braço direito de Avon, Stringer faz faculdade de economia e irá pôr em pratica tudo que aprendeu a serviço do mundo do crime mostrando que o que se aplica nos comerciais de tv, também se mostra efetivo nos guetos.


- Larry Gilliard Jr. - D'Angelo Barksdale
É o "fio da meada", e é por ele que toda a investigação começa. Acusado de um homicidio, "Dee", como é conhecido, é solto após uma reviravolta no seu julgamento quando uma das testemunhas, claramente coagida, o inocenta. Dee titubeará várias vezes durante o seriado, mostrando que apesar do respeito pelo seu tio (Avon), ele não é um criminoso nato. Mostrará que a dúvida sobre fazer ou não parte do mundo do crime existe e habita a mente de qualquer um que esteja envolvido nessa vida.


- Michael K. William - Omar
Outro grande personagem do seriado, uma especie de Robbin Wood do gueto, rouba drogas de Avon, revende uma parte, doa o restante para os moradores em troca de proteção. Essa rotina chamará a atenção dos investigadores que farão de tudo para coloca-lo a serviço da policia com as suas valiosas informações sobre crimes cometidos pelo grupo.


Conclusão:
The Wire foi produzida pela HBO entre os anos de 2002 e 2008 e teve 5 temporadas. Se você é daquele tipo de espectador que gosta de entender tudo que se passa, saiba que The wire é rápido, e exigirá um raciocínio apurado pois muita coisa poderá acontecer em um dialogo de 2 minutos e que trará mudanças para toda a sequência da historia, te fará perceber também que há uma linha tênue entre o trabalho da policia e a convivência com as pessoas que sustentam a ponta mais frágil do crime, fazendo com que inimigos as vezes pareçam velhos amigos de infância.

The Wire é complexo, atraente instigante. É uma das mais bem produzidas séries policiais da historia e que merece ser vista por qualquer amante do gênero.

Se você é um desses leitores ou espectadores, tenha certeza de que a sua diversão estará garantida.

Enjoy ;)


PS: The Wire, poderá ser encontrado aqui:
The Wire on-line - Completo


This post first appeared on Entre As últimas Mensagens, please read the originial post: here

Share the post

The Wire - Série

×

Subscribe to Entre As últimas Mensagens

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×