Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 reflexões sobre Round 6

A série Round 6 foi lançada neste ano (2021) e já é o maior sucesso de todos os tempos da Netflix. Para quem ainda não assistiu, vamos à uma rápida sinopse:

“Round 6, série sul-coreana original da Netflix, acompanha um grupo de pessoas desesperadas por dinheiro que recebem um misterioso convite para participar de jogos competitivos inspirados em brincadeiras infantis. Sem saber qualquer coisa sobre o convite, centenas de pessoas comparecem ao local para participar do evento. Ao final do jogo, o vencedor poderá levar para casa um prêmio milionário e resolver todas as suas dívidas. Porém, o que eles não sabem é que os perdedores não sairão vivos desse jogo. Agora os competidores precisarão lutar para sobreviver a essa macabra disputa.”

Diante de tamanho sucesso e de tantas possibilidade de interpretação, desenvolvi 6 reflexões sobre Round 6. Afinal, é a arte que nos interpreta, nos revela, nos afeta, e Round 6 o faz com maestria.

1) O consumo nos consome

Um vício em jogos segue o mesmo efeito da dependência em outras drogas: mesmo que você tenha conhecimento das possíveis consequências não há, necessariamente, um abandono ou desistência do vício. Quanto mais consumimos um jogo, mais nos tornamos apenas uma peça de seu tabuleiro e nos afastamos de nós mesmos. E a esperança (em ganhar ou recuperar o que perdeu) pode ser tudo o que resta. Sendo assim, todo jogo ou consumo desenfreado pode nos levar a um excesso que diminui o verdadeiro valor das coisas, tornando-as supérfluas. O que nos leva ao próximo item.

2) Valor não é preço

A questão “qual seu valor?” é radicalmente diferente de “qual seu preço?”. Diante da carência de valores o que resta são os preços. Por exemplo: acreditar que não há nada a perder pode nos conduzir a caminhos perigosos e letais. Colocamos nossa vida e dignidade em risco ao abrir mão de valores importantes para nossa existência. Sendo assim, colocamos preço ao que seria impagável e o dinheiro acaba sendo identificado como a única fonte de felicidade ou restauração de tempo perdido. A suposta e milagrosa “última chance”. Agimos em acordo com as circunstâncias. Nestes casos, a ganância e o egoísmo podem brotar, como veremos no próximo tópico.

3) Egoísmo e competição: “ou eu, ou você”

Nos jogos e competições em geral a vitória depende da perda e eliminação do outro. O outro é ameaça, é um perigo constante. Há o rompimento da possibilidade da vitória compartilhada. E vemos isso assumir diversas formas, como a cultura do cancelamento, as disputas desonestas por emprego, a prática da corrupção, lutas pelo poder, dentre outras. Eis o famoso: “os fins justificam os meios”. Vale ressaltar que em geral nós temos uma imagem íntegra de si, mas nenhum ser humano está imune a se expor a essas situações e a ceder diante delas, o que nos conduz à reflexão seguinte.

4) Nem sempre sabemos do que somos capazes

Não sabemos do que somos capazes até que nossas mais altas ambições nos sejam prometidas ou quando nossa sobrevivência esteja em risco. Vale destacar que viver é diferente de sobreviver, pois no segundo caso entramos no “modo automático” ou vagamos sem saber que a morte já é uma companhia (como zumbis). Seja diante da possibilidade de realização de uma ambição ou na luta pela sobrevivência, podemos reagir de modo que vá contra nossos valores. Sequer nos reconhecemos. Vejam a situação de uma pessoa com dívidas severas: pode ficar exposta ao outro e se submeter ao que jamais faria em outras ocasiões. E não faltam oportunistas que visam o lucro diante disso, como veremos a seguir.

5) Um mercado sem sujeitos, onde todos são produtos

As pessoas podem ser tratadas como peças de jogos, reduzidas a números ou cifras. Ou seja, uma vida não seria vivida enquanto única, singular, mas apenas enquanto “só mais um”. Neste caso, o poder se veste de dinheiro. E com ele é possível comprar vidas e apostá-las enquanto diversão, bem como assistir e gozar com a tragédia alheia. Os jogadores são percebidos enquanto objetos de consumo, descartáveis. Seu sofrimento é parte do jogo, um modo de promover controle e dominação. Diante do medo e do sofrimento, por exemplo, há ainda mais dedicação ao jogo. Tudo isso faz com que as coisas sejam ainda mais perversas, como acontece em alguns trabalhos que nos remetem à escravidão. Aliás, vamos falar da escravidão em nossa última reflexão, com um modesto spoiler do que acontece logo nos primeiros episódios de Round 6.

6) A servidão voluntária

Deixemos a reflexão mais amarga para o final. Ao aceitar entrar no jogo, diante de sua trágica situação financeira, os jogadores não sabem as consequências da vitória ou da derrota. Mas Logo no primeiro jogo descobrem que pagam com a vida e têm a oportunidade de sair por meio de votação coletiva. Votam por sair e retornam para sua rotina cotidiana. A morte é assustadora, mas logo sentem que a vida fora do jogo é ainda pior. A responsabilidade e a liberdade são apavorantes. Seduzidos por um poder que não têm, se submetem voluntariamente e retornam (quase todos) aos jogos. Desta vez não há falta de conhecimento ou a armadilha da ignorância. Abrem mão da liberdade em nome dela mesma. Pode parecer paradoxal, mas isso é mais comum do que imaginamos.

Alexandre Vieira Brito

27 999431968

Psicólogo clínico, professor e palestrante

#round6 #netflix #dicadeserie #serie #reflexoes #pensamento #folosofia #psicologia #psicanalise



This post first appeared on Alexandre Brito, please read the originial post: here

Share the post

6 reflexões sobre Round 6

×

Subscribe to Alexandre Brito

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×