Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Considera-se uma pessoa ansiosa? Afinal, o que é a ansiedade?

Eu estava ansioso para escrever esse texto. Afinal, fiquei imaginando como ele poderia ser escrito e seus resultados. E é justamente a imaginação um ingrediente fundamental na Ansiedade, principalmente quando há um conflito ou momentos de decisão. A ansiedade também pode surgir durante uma expectativa qualquer, em uma lembrança ou fruto de um desejo paralisado pelo medo. Todos são uma aliança entre as coisas da vida temperadas pela imaginação e acompanhadas pelos afetos.
No entanto, é equivocado acreditar que a ansiedade é uma patologia ou que deva ser eliminada, pois se trata do resultado de uma experiência afetiva comum a todos nós. Pode ser, aliás, um excelente aliado e alerta enquanto uma espécie de “termômetro” para diferentes ocasiões em que nos encontramos.
Ela pode se expressar corporalmente (geralmente tensão, dor e desconforto) ou em forma de ideias persistentes (insegurança, medo e desconfiança, por exemplo). Mas nem sempre os sintomas físicos sabem os motivos de sua condição. É preciso aprender a ler o próprio corpo.
Nos casos em que a ansiedade e torna-se um transtorno que causa transtornos, uma companhia constante e/ou um impedimento para a vida devemos tratá-la com cuidado e atenção. Um acompanhamento psicológico pode ser fundamental para que o sujeito não seja dominado e vencido por ela, pois é uma experiência cansativa e consome muita de nossa preciosa energia.

Informação pode fazer toda a diferença, compartilhe!

Alexandre Vieira Brito
Psicólogo Clínico / Palestrante
CRP 16/2808
(27) 99943 1968




This post first appeared on Alexandre Brito, please read the originial post: here

Share the post

Considera-se uma pessoa ansiosa? Afinal, o que é a ansiedade?

×

Subscribe to Alexandre Brito

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×