Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você sabe como lidar com uma fobia?

Tags: fobia medo mesmo

FobiaCaso já tenha experimentado um Medo de “tirar o chapéu” com alguma coisa que não tenha nem mesmo feito cócegas ou arrepio nos outros, pode ser que a Fobia já tenha lhe visitado algum dia. Geralmente a fobia é o medo na presença de um objeto específico em que, na sua ausência, os sintomas cessam parcial ou completamente.
O medo é uma derivação da tristeza. Ou seja, ao diminuir nossa potência de agir (tristeza), podemos sentir medo diante da causa dessa fraqueza. A fobia é quando sabemos qual a causa desse medo e, mesmo que não cause pavor nos demais, geralmente não há explicação racional que alivie o transtorno. O fóbico não quer ser compreendido, apenas respeitado.
Isso não significa que a fobia seja invencível ou irracional, pois ela tem uma lógica interna e pode ser enfrentada. Parte dela é compreensível e outra parte é uma significação profunda, afetiva, que não depende de explicações do senso comum. No entanto, evitar o objeto fóbico pode ser suficiente para uma vida sem paralisações.
Importante ressaltar que o tratamento “de choque” para forçar o contato com o objeto que causa pavor só piora o quadro. É tortura! Os cuidados devem se dar a partir dos elementos presentes na dimensão fóbica, abordando os sentidos (tanto físicos quanto lógicos) que ela possa comportar respeitando o tempo do sujeito. Há diversas variações da fobia, e isso deve ser considerado na direção do tratamento. Por vezes, um medo específico pode ser um pilar do sujeito e tentar arrancá-lo de qualquer forma pode produzir um desabamento. O importante é deixar que o fóbico domine sua fobia, mesmo que não a elimine.

Para mais esclarecimentos, deixe um comentário. Não tenha medo, compartilhe o texto e respeite a fobia alheia. A fortaleza pode ser, ao mesmo tempo, o ponto fraco. Fortaleza e fraqueza rimam e combinam para além de um simples jogo de linguagem.

Alexandre V. Brito
Psicólogo clínico / Palestrante
CRP 16/2808
(27) 999431968




This post first appeared on Alexandre Brito, please read the originial post: here

Share the post

Você sabe como lidar com uma fobia?

×

Subscribe to Alexandre Brito

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×