Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Produção Gráfica

Por produção gráfica entende-se todas as fases envolvidas na materialização de qualquer projeto gráfico. Pode ser um simples cartão de visita ou um complicado expositor que combina vários tipos de materiais e de técnicas.

O designer ou criativo deve ter algumas noções básicas de produção gráfica para poder criar peças que sejam possíveis de produzir e não o contrário. O produtor gráfico é o profissional que pode ajudar o criativo nesta tarefa.

Cabe ao produtor analisar a ideia do criativo e perceber a melhor forma de produzir essa mesma ideia. Qual o material aconselhado? Qual o processo ou processos de impressão a utilizar? E qual a gráfica indicada para fazer o trabalho?

Após uma analise crítica do projeto em causa é necessário orçamentar e perceber o tempo necessário para a sua produção. Após a aprovação dos orçamentos e dos prazos, tem inicio a produção com várias fases que devem ser controladas de perto para que se possa passar à fase seguinte sem surpresas.




Atualmente há 2 grandes circuitos que um trabalho gráfico pode seguir: o circuito digital e o circuito convencional. Para decidir exatamente qual deles devemos seguir há que considerar vários fatores: tiragem; qualidade; prazo e preço. Há que conhecer muito bem todos os processos de impressão convencionais e digitais para tomar a decisão certa.


OBS.

Ozalides: Os ozalides são provas relativamente baratas e indispensáveis. Antigamente eram analógicas, feitas a partir dos fotolitos e atualmente são digitais.


Circuito convencional. Nem sempre estes procedimentos sucedem exatamente por esta ordem, que pode variar conforme os casos; alguns até podem ser dispensados em certas situações.

Cada vez mais gráficas aderem ao computer to plate e não utilizam fotolitos. A prova de cor analógica é já uma raridade, por ser difícil de arranjar quem faça e extremamente cara, comparada com as provas de cor digitais. A prova de máquina nem sempre se justifica e os monos nem sempre são necessários.




Circuito digital. No circuito digital tudo se processa mais rapidamente. Depois da arte final, o trabalho fica praticamente pronto para ser impresso e pode ser aprovado diretamente na máquina.


Pré-impressão

Circuito convencional e circuito digital

Arte final

Fontes

Avaliar originais para reprodução

O que faz uma boa fotografia para impressão?

Preparar as imagens para impressão

Qual é a resolução ideal para digitalizar um original?

A reprodução da cor

Separação de cores: quadricromia e pantones

Sistemas de gestão de cor

Tramas e pontos: trama convencional e trama estocástica

O que é o moiré?

Ganho de ponto

Provas de cor analógicas e provas de cor digitais

Saber ler as provas de cor

Ozalides

Computer to plate

Processos convencionais de impressão

Tipografia ou letterpress

Flexografia

Rotogravura

Litografia offset

Serigrafia

Termografia

Impressão digital

Impressão electrofotográfica e offset digital

Impressão a jato de tinta

Impressão electrostática

Tecnologia de sublimação

Computer to press ou offset digital

Reconhecer os processos de impressão

Materiais de impressão

Escolher o papel

O orçamento disponível

Características do papel

Características das tintas para impressão

Acabamentos

Especificar o trabalho

Escolher a gráfica

Controle de qualidade durante a produção

Problemas na produção: dicas e truques

Como reduzir os prazos de produção

Tipos de dobras mais frequentes

Planos (cadernos) mais usados para entrada em máquina

Acabamentos em livros

Dimensões de envelopes normalizados

Dimensões internacionais do papel


O Que é Produção Gráfica

É a atividade ou setor de uma agência de publicidade responsável por: -viabilizar, acompanhar e fiscalizar a confecção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas - se relacionar com os fornecedores de serviços pertinentes à produção de peças gráficas. A saber: serviços de composição, editoração, fotolitos, clichês, gráficas, laboratórios fotográficos, fotógrafos, ilustradores...

-Em uma agência, o setor de produção gráfica se relaciona constantemente com os setores de criação artística e o de mídia para o desenvolvimento das peças gráficas.

1.
É o profissional responsável pela coordenação e execução de peças gráficas e publicações.
-Local de trabalho: Agências de publicidade, editoras e empresas jornalísticas. Algumas de suas atividades.

- Dirige e acompanha todas as etapas de produção da obra gráfica.

-Zela pelo preço e pela qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores.

- Busca a melhor rentabilidade nos serviços gráficos tanto para agência como para o cliente.

- Marcação de originais (past-ups) - Colabora com o diretor de arte na escolha de tipos e na avaliação da viabilidade e recursos técnicos necessários para a confecção de peças gráficas.

- É encarregado por coordenar o serviço de compras referentes à produção de peças gráficas.
OBS: em pequenas agências os escritórios de design função do produtor gráfico e muitas vezes desenvolvida pelo próprio diretor de arte ou designer.

2.
Autonomia - deve ser capaz de gerenciar e compreender todas as etapas da viabilização de um impresso.

- Capacidade de diálogo - com os seus fornecedores, com a criação, com a mídia. É conversando que \"a gente se entende\" e que \"a gente aprende\".

- Capacidade técnica - conhecer profundamente todas as etapas de produção de um impresso - Conhecimento do mercado - o produtor deve conhecer o parque gráfico de sua cidade bem como outros fornecedores de serviços essenciais como: escritórios de fotolito, fotógrafos, ilustradores, equipamentos e serviços de assistência de informática.

Ele deve manter uma agenda com esses contatos atualizados e deve dispensar uma atenção especial na manutenção de uma relação amistosa e produtiva com os seus fornecedores mais freqüentes.

3.
Credibilidade - o amplo conhecimento do produtor gráfico deve ser capaz de avalizar a suas ações em todos os momentos - Disponibilidade para aprender - as artes gráficas estão evoluindo muito rapidamente com a inserção de procedimentos digitais. O produtor gráfico deve estar sempre bem informado, pesquisando constantemente sobre as novidades do mercado.

- Independência na tomada de decisões - as decisões precisam ser rápidas, precisas e eficientes, técnica e economicamente.

- Meticulosidade e atenção - os detalhes fazem toda a diferença na execução de impressos de qualidade - Organização e disciplina - qualidades essenciais a qualquer bom profissional (não são ?)

4.
Criação - A equipe de criação da agência desenvolve a peça gráfica criando um lay-out que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de tipos e indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.

Finalização - Após a aprovação do lay-out pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte- final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes.... Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no lay-out possa ser reproduzida com fidelidade .

É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada (que pode ser feito tanto na agência como no escritório de fotolito quando as imagens são lá digitalizadas).


This post first appeared on Agência Experimental De Publicidade Méier, please read the originial post: here

Share the post

Produção Gráfica

×

Subscribe to Agência Experimental De Publicidade Méier

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×