Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como usar e desativar os novos grupos de guias e alternador de grade do Chrome

Aprenda nessa postagem como usar e desativar os novos Grupos de Guias e alternador de grade do Chrome. Nem todo mundo é fã dessa nova guia da experiência de usuário (UX).   

fonte: Android Police


 Já faz um tempo desde que o Chrome para desktop introduziu o suporte para grupos de guias. O recurso ajudou a trazer ordem ao caos para aqueles que tinham o hábito de manter várias abas abertas. Depois de ser testado desde 2019 no Android, o recurso foi lançado na plataforma móvel também. A atualização também trouxe um alternador de guias de grade para o Chrome.

Os grupos de guias começaram a ser implementados de forma mais ampla com a atualização do Chrome v88. No entanto, nem todos que receberam a nova versão também terão o recurso; ele está sendo ativado por meio de um switch do lado do servidor e pode forçá-lo a ser ativado ou desativado por meio de um sinalizador.

Alternador de guias de grade

A grade de guias substitui o layout de cartão vertical mais antigo e maior e oferece uma visão melhor de páginas mais abertas. Essas guias podem ser fechadas como antes e também podem ser agrupadas - mais sobre isso a seguir. A Google também está testando um switcher anônimo visível na barra superior, como pode ser visto na imagem abaixo.

fonte: Android Police

Como agrupar diferentes guias

Quanto aos grupos de guias, há duas maneiras de agrupar páginas abertas. Pode-se arrastar e soltar uma guia em outra ou simplesmente tocar em "Agrupar guias" no menu flutuante e selecionar as guias que deseja agrupar.

Uma vez agrupados, a interface do usuário do alternador de guias indica o número de guias em um grupo, e tocar em uma revela um pop-up mostrando seu conteúdo, fonte: Android Police

Como gerenciar grupos de guias

Quando se está navegando em uma guia que está dentro de um grupo, uma barra na parte inferior oferece acesso rápido a outras guias dentro do mesmo grupo. Também possui um botão Nova aba que abrirá uma janela dentro do mesmo grupo. Para remover uma aba de um grupo, basta acessar o botão de seta na barra e arrastar a aba para a parte inferior, como se pode ver abaixo.

fonte: Android Police

-se também  tocar e segurar qualquer link em uma página para abri-lo em uma nova guia dentro do mesmo grupo. Isso é útil quando se navega em artigos ou páginas relacionadas ao mesmo tópico - pode-se mantê-los todos agrupados como um pacote em vez de preencher seu alternador de guias com cada página individual.

Como desativar o layout da grade e os grupos de guias

Provavelmente, alguém pode não ser um grande fã dessa mudança, porque ela adiciona um pouco de complexidade à experiência, mesmo que seja para o bem da organização. A boa notícia é que se  pode desativar o layout da grade e os grupos de guias com uma etapa simples. Insira o link abaixo na barra de endereço e selecione Desativado no menu suspenso.

chrome: // flags / # enable-tab-grid-layout
fonte: Android Police

O Chrome precisa ser reiniciado duas vezes para que as alterações tenham efeito. A propósito, pode-se  também experimentar os novos recursos (se eles ainda não estiverem ativados) usando o mesmo processo e forçando o sinalizador para o estado Ativado.

fonte: Android Police



This post first appeared on Crazyseawolf's Blog, please read the originial post: here

Share the post

Como usar e desativar os novos grupos de guias e alternador de grade do Chrome

×

Subscribe to Crazyseawolf's Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×