Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O propósito de um computador

Qual o propósito de um computador? Qual a sua finalidade? Para que serve um computador? Alguém teria uma resposta? O que temos hoje é o que Alan Turing  tinha sonhado? O Computador fez bem para as nossas vidas?

Joy of Tech - A Computer's Purpose
Li em algum lugar que Turing havia sonhado que o propósito de um computador era imitar outras máquinas. Um computador é uma máquina programada para fazer coisas, tais como efetuar cálculos, armazenar e processar informações, recuperar dados, executar programas, algoritmos e rotinas feitos pelos homens a partir de linguagens próprias para a máquina.

Hoje essas máquinas nos trazem informações de tudo quanto é tipo, torna o nosso trabalho cada vez mais fácil e eficiente, nos dá diversão, os assistentes pessoais ajudam a organizar as nossas vidas, comunicamos com qualquer pessoa ao redor do mundo instantâneamente mas ao mesmo tempo, perdemos a interação humana, tornado-nos escravos dessas máquinas, que hoje cabem na palma das nossas mãos, praticamente tornando extensões de nossos corpos.

O papel da tecnologia é a de reunir conhecimentos científicos que podem ser transformados em máquinas(aparelhos e/ou ferramentas) que visam mudar o ambiente para satisfazer as necessidades humanas (o nosso bem estar!). Mas parece que alguma coisa deu errada num certo ponto...

A máquina ao invés de ajudar, está dominando as nossas vidas. Ler, compreender, pensar, refletir, analisar, comparar são alguns dos verbos ultrapassados nos dias de hoje. Com as informações estando em todo lugar, na prática qualquer um pode acessá-las conforme o seu interesse, mas não é o que está acontecendo. O conhecimento não é mais importante, não é mais necessário.

Não é mais importante saber como funciona e o porquê das coisas, e sim apenas como usar e nada mais. Numa sociedade descartável que vivemos, se algo não funciona, joga-se fora e compra outro. Na ânsia de facilitar o acesso e o uso a todos, a tecnologia está tornando a nossa sociedade cada vez mais estúpida.

Olhando por esse ângulo, parece que o propósito do computador perdeu todo o sentido...


This post first appeared on Crazyseawolf's Blog, please read the originial post: here

Share the post

O propósito de um computador

×

Subscribe to Crazyseawolf's Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×