Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quando ouvir falar em violência, lembre-se de Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro

O professor e Antropólogo Darcy Ribeiro foi o maior entusiasta da educação brasileira. Em sua corrente sanguínea, a marca da educação libertadora sempre fluía. O professor Darcy sonhava com a educação transformadora de homens e ideias. Não somente sonhava, saiu da teoria para as pautas concretadas conforme realizou um de seus maiores sonhos: a escola em tempo integral.

Na década de oitenta, durante o período de redemocratização, o professor Darcy Ribeiro tornou-se vice governador de Leonel Brizola, e foi neste período que o professor viu, naquele momento, a realização de seu projeto de vida que era a escola em tempo integral. Ficou conhecido como Centro de Educação Integral Pública (CIEP’s) ou Brizolão.

O projeto curricular dos CIEPs visava à educação integral e, nessa perspectiva, a escola teria o papel de propiciar um processo de ensino-aprendizagem cujo objetivo não era apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social, físico e afetivo do aluno e demais atores envolvidos. Além das disciplinas obrigatórias previstas em lei, a matriz curricular era enriquecida com atividades artísticas e esportivas e complementada por estudos dirigidos supervisionados para atender alunos com dificuldades de aprendizagem. O Plano Especial de Educação do governo Brizola possuía recursos de mais de 400 milhões de dólares. Um plano ousado, bastante caro, é verdade, já que nos CIEPs eram oferecidas três refeições diárias aos estudantes e funcionários, além da necessidade de se recrutar um maior número de professores e demais profissionais para dar conta da diversidade curricular.

Policiais numa operação na favela 


Todo o projeto foi detonado, com o tempo, optaram pela ignorância. Na concepção elitista o investimento em educação era muito “caro”, e o resultado vejam por si só. Lembrando que a pobreza não gera a violência, mas a desigualdade sim. Já está mais que comprovado que sem ação do Estado, com suas obrigações constitucionais, a tendência é de que outros "poderes" não–estabelecidos tomem conta da situação.

O ex governador Leonel Brizola , no conjunto Amerelinho /RJ. Pulando por cima de armas de brinquedos trocados por livros.


Enquanto a educação não for tratada como assunto de Estado, ainda vamos assistir a muitas 'Vilas Cruzeiros' sendo alvo de chacina.

A cada massacre dentro das favelas, lembrem-se do professor Darcy Ribeiro e da frase célebre que disse há quatro décadas:

"A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto".


(Por Fabio Idalino Alves Nogueira, graduando em História pela UVA/RJ e professor de pré-vestibular comunitário.)








This post first appeared on COMUNICA TUDO, please read the originial post: here

Share the post

Quando ouvir falar em violência, lembre-se de Darcy Ribeiro

×

Subscribe to Comunica Tudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×