Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasil: abençoado por Deus ou por uma guerra cruel?


“Tem que haver a pena de morte neste país”

“A redução da maioridade vai acabar com a violência “

“A polícia tem que matar “

“Direitos humanos é para bandidos”

Conversa que ouço todos os dias nos transportes. Em anos de eleições, há promessas que não devemos levar muito a sério. São factóides. São estórias para fazer cócegas.

As frases citadas acima ouço diariamente quando estou na rua . Há momentos que quero intervir e falar o meu ponto de vista bem amplo. Há momentos em que saio de fininho, depois de longas horas ouvindo sessões de ódio e fúria da parte desses chamados cristãos, vem sempre as orações que elevam louvores a deus . Que país é este, que em metade de uma década se matou mais do que a guerra da Síria, mais da metade da cidade de Lisboa, em Portugal?

Assim é o Brasil, uma sociedade doente da alma, onde quem defende direitos básicos da vida é considerado apoiador de bandido.

São quase 800.000 (Oitocentas mil mortes em quinze anos), e não há contra reações para deter esta carnificina onde os atores sociais e o espaço de conflitos são os mesmos. Diga-se: jovens entre 16 e 29 anos, negros e moradores de favelas. A memória (História ) e o espaço ( Geografia) sabem trabalhar esse assunto.

O leitor deve argumentar pelo fato de estudar relações raciais, vejo racismo em tudo? Não. Não é por aí. Trabalho sim com assuntos ligados as questões raciais, no entanto meu trabalho vem de estudos e vejo que nada mudou neste cenário sanguinário nos últimos cinquenta anos. O fato é que estamos vivendo um cenário de guerra civil, em meio a isso, ainda há pessoas anestesiadas mentalmente pensando que vivemos num país belo, feliz e abençoado, enquanto a cada dez minutos jovens moradores de alguma favela ou periferia desse país morrem. A opinião pública tão desacreditada dos poderes está com a mentalidade cauterizada.

No campo político, a promessa do Messias é bem simplória. Para o “Messias”, basta liberar o porte de armas e a violência acabará. Na visão desse defensor da moral e da família, a solução para o fim da violência é olho por olho e dente por dente. Outra promessa digna de Odorico Paraguaçu é a redução da maioridade penal . O que há de mais indagador nessas promessas insanas é como a população compra essas ideias sem saber os motivos que levam ao infratores cometerem esses e outros delitos. É o mesmo de combater a doença sem saber a causa.

Quem perde com essas mortes? Quem sai lucrando com este conflito armado?

Vamos continuar a nos comportarmos como se nada estivesse acontecendo e cantarolando a música de Jorge Ben, falando que somos uma nação abençoada por deus?

Não espero nada de novo para os próximos anos. Estamos colocando em risco outras gerações de jovens pretos e favelados. Os dados não mentem, estamos em guerra civil. Em curtas palavras, todos estão em perigo, há um seleto grupo para o qual a violência não é tão devastadora e há outro grupo onde a violência é certeira e eficaz, não há reação e comoção do todo. Estamos iguais a Morpheu, sempre dormindo e sonhando.

A Guerra do Brasil https://oglobo.globo.com/brasil/a-guerra-do-brasil-22174606

LIVRO: O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado - por Abdias do Nascimento 

Mapa da violência - http://www.mapadaviolencia.org.br

(Via Fábio Nogueira: estudante de história da Universidade Castelo Branco e militante da Educafro. E-mail [email protected])


VOCÊ é muito importante para nós: queremos ouvir sua voz. Deixe um comentário após 'Related Posts'. Apoie o #ComunicaTudo: clique nas publicidades ou contribua. Saiba mais através do email [email protected]


This post first appeared on COMUNICA TUDO, please read the originial post: here

Share the post

Brasil: abençoado por Deus ou por uma guerra cruel?

×

Subscribe to Comunica Tudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×