Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Maratona de Química organizada pelo IFMS reúne estudantes de escolas públicas da Região Norte


Trilha ecológica, teatro, quiz e prova experimental em laboratório. Essas foram algumas das atividades promovidas pelo Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no último sábado (28), durante a Maratona de Química.
Participaram cerca de 150 alunos do ensino médio Das Escolas Estaduais Romilda Costa Carneiro, de Alcinópolis, Pedro Mendes e Padre Nunes, de Coxim, Professora Cleuza Teodoro, de Pedro Gomes, Vergelino Mateus de Oliveira e Thomaz Barbosa Rangel, de Rio Verde.
O objetivo foi estimular nos estudantes o interesse pela Química, além de divulgar a atuação do IFMS. A Maratona Foi organizada por servidores e estudantes da licenciatura em Química do campus, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
“A Maratona foi muito além das nossas expectativas. Conseguimos promover a integração com a comunidade externa, principalmente com os potenciais estudantes da licenciatura em Química. O intuito foi aproximar os alunos do ensino médio à estrutura do IFMS, para que eles conhecessem os laboratórios e professores”, ressaltou o professor de Química, Alexandre Faria, coordenador do Pibid e um dos organizadores do evento.
Maratona – Contou com atividades como teatro sobre química no cotidiano, quiz com perguntas sobre a temática e prova experimental nos laboratórios do IFMS. Os participantes também criaram mascotes e fizeram gritos de guerra usando músicas conhecidas.
Ao longo do percurso da trilha ecológica, realizada no Morro do Cristo, os participantes recolheram materiais que encontravam pelo caminho - como rocha, madeira, papel - e tinham como desafio identificar o conteúdo químico deles.
“Em forma de brincadeira, os participantes conseguiram perceber que a Química pode ser divertida. Queremos apresentar para eles a possibilidade de cursar a licenciatura na área, pois percebemos que ainda há pouca gente interessada no curso, e queremos mudar essa realidade”, ressaltou Faria.
Cada atividade tinha uma pontuação específica. As equipes com mais pontos no total foram as vencedoras. O primeiro lugar da Maratona foi para a Escola Estadual Pedro Mendes, premiada com um troféu. A intenção é que o mesmo troféu seja dado à equipe que ganhar a competição em 2018.
Os componentes das demais equipes vencedoras receberam medalhas.
Organização – Com coordenação da professora Mariane Ocanha, o evento foi organizado por 36 servidores e estudantes, tendo a participação de professores, técnicos-administrativos e bolsistas do Pibid, além de colaboradores externos, como a Polícia Militar Ambiental (PMA).
Os estudantes foram acompanhados na Maratona por professores de Química das escolas estaduais, todos egressos da licenciatura em Química oferecida pelo IFMS.
O evento foi custeado via Pibid, com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o recurso, foram comprados os materiais necessários para as atividades, além de camisetas, medalhas e alimentação.
Idest


This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Maratona de Química organizada pelo IFMS reúne estudantes de escolas públicas da Região Norte

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×