Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Líbano: Conselho de Segurança da ONU pede eleições presidenciais e legislativas até maio de 2017

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Mark Garten

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Mark Garten

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu, na semana passada (22), que as autoridades libanesas convoquem com urgência novas eleições presidenciais e parlamentares e solicitou que todas as partes envolvidas negociem um acordo, a fim de por fim à crise política e institucional que o país enfrenta. O país está sem um presidente desde 2014.

“O Conselho de Segurança ressalta que a eleição de um presidente, a formação de um governo de unidade e a eleição de um parlamento até maio de 2017 são cruciais para a estabilidade do país e para a superação dos desafios regionais que o Líbano encara”, disse o órgão de 15 membros em uma declaração oficial.

“Pedimos que os líderes libaneses adotem a Constituição Libanesa e o Pacto Nacional e solicitamos a todas as partes que ajam com responsabilidade, colocando a estabilidade do Líbano e os interesses nacionais à frente da política partidária e demonstrando a necessária flexibilidade e sentido de urgência na aplicação de mecanismos previstos na Constituição”, observou o comunicado.

De acordo com Conselho, o vazio presidencial levou a bloqueios no conselho de ministros, tornou o parlamento incapaz de aprovar a legislação necessária e prejudicou a capacidade do país de abordar a expansão da economia, a questão da segurança e os desafios sociais e humanitários.

Os membros do Conselho também expressaram profunda preocupação com a incapacidade do governo libanês de tomar decisões importantes e pediram que as lideranças políticas do país, mesmo com todas as disparidades, se unam em prol dos interesses nacionais.

O órgão da ONU condenou também os ataques terroristas em território libanês, e destacou a necessidade de a comunidade internacional continuar apoiando as Forças Armadas libanesas através de assistência adicional e urgente em áreas onde as operações não conseguem alcançar.

Além disso, os 15 membros do órgão manifestaram “profunda preocupação” com o impacto gerado pelos mais de 1 milhão de Refugiados sírios abrigados no Líbano – segundo informou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – e ressaltou que o apoio aos esforços do país na assistência ao fluxo de refugiados é crucial para preservar a estabilidade e segurança local.

“O Conselho reconhece os desafios extraordinários que o Líbano e o povo libanês continuam enfrentando e os esforços do país em acolher, ajudar e proteger os refugiados, bem como a importância da defesa dos direitos humanos e dos princípios humanitários”, concluiu o comunicado.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Líbano: Conselho de Segurança da ONU pede eleições presidenciais e legislativas até maio de 2017

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×