Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Inpa homenageia pesquisadores com a entrega da Menção Honrosa Warwick Kerr

Inpa Homenageia Pesquisadores Com A Entrega Da Menção Honrosa Warwick Kerr

Notícias

“A medalha Warwick Kerr homenageou três pesquisadores, cada um com perfis distintos, mas que se complementam para o entendimento e o desenvolvimento da Amazônia”, disse o diretor do Inpa, Luiz Renato de França

Texto e foto: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

“A Medalha Warwick Kerr homenageou três pesquisadores, cada um com perfis distintos, mas que se complementam para o entendimento e o desenvolvimento da Amazônia”. A afirmação é do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Luiz Renato de França, durante homenagem às personalidades que se destacaram ou prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência, avanço da docência e da pesquisa científica e tecnológica no âmbito da pós-graduação.  

Como parte das comemorações pela passagem dos 62 anos de instalação do Inpa, a entrega da Menção Honrosa Warwick Kerr, foi realizada na noite desta quarta-feira (27), no Auditório da Ciência. Foram homenageados os pesquisadores do Inpa, Luiz Antonio de Oliveira e Philip Fearnside, e a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão.

A Menção Honrosa Warwick Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa a três profissionais que se destacaram ou prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência, avanço da docência e da pesquisa científica e tecnológica no âmbito da pós-graduação.

Durante a solenidade, o diretor do Inpa e os coordenadores gerais (Ações Estratégicas; Administração; Pesquisas e Acompanhamento de Atividades Finalísticas; Capacitação; e Extensão) fizeram uma breve explanação sobre os dois anos de gestão.

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, as comemorações finalizaram de forma grandiosa com a entrega da Menção Honrosa. “A medalha Warwick Kerr leva o nome de um grande protagonista do Inpa e que ajudou a criar os programas de pós-graduação. A escolha dos três homenageados foi merecedora”, destacou.

Homenageados

Um dos homenageados com a Menção Honrosa, o pesquisador Luiz Antonio de Oliveira, falou da satisfação e do reconhecimento do seu trabalho em prol da pós-graduação. “O doutor Kerr foi quem me trouxe para o Inpa e ter um prêmio com o nome é dele é uma grande honra”, disse o pesquisador.

“O grande mérito do Luiz Antonio é o seu entusiasmo pela ciência, que ele reparte com seus alunos e com seus colegas em rede. As suas ideias têm sido espalhadas pelo Amazonas, tanto por seus alunos quanto pelas redes de interação na pesquisa e em diversas redes sociais”, disse o pesquisador do Inpa Charles Clement.

Luiz Antonio de Oliveira é diretor-substituto do Inpa e coordenador de Ações Estratégicas (Coae). Atua de forma multidisciplinar, há quase 40 anos, na pesquisa regional, notadamente na área de agronomia com ênfase em microbiologia e bioquímica do solo e nutrição de plantas. Seu foco de trabalho se destaca pela formação de recursos humanos, tendo orientado mais de 60 alunos, entre mestres e doutores, e pela atuação em redes.

Para o pesquisador Philip Fearnside, outro homenageado da noite, foi uma grande honra receber a Menção Honrosa. “Sou muito grato por ter sido escolhido para receber esta honraria”, disse. “A pós-graduação é importante e essencial para o Inpa e para as pesquisas, que muitas vezes ficam ameaçadas de cortes no orçamento”, destacou o pesquisador. “É importante que a pós-graduação seja valorizada e divulgada e este prêmio vem contribuir para isto”, acrescentou.

Philip Fearnside é orientador em vários cursos de pós-graduação do Inpa e estudioso de problemas ambientais na Amazônia brasileira desde 1974. Promove a valoração dos serviços ambientais da floresta amazônica, desde 1992, como forma de desenvolvimento sustentável para as populações rurais na região. Foi vencedor em diversos prêmios na área ambiental. Em 2006, foi identificado pelo Instituto de Informações Científicas (Thomson-ISI) como sendo o segundo mais citado cientista no mundo na área de aquecimento global.

A professora da Ufam e ex-diretora-presidente da Fapeam, Maria Olivia Ribeiro Simão, também homenageada com a Menção Honrosa Warwick Kerr, disse ter sido uma honra receber este reconhecimento do Inpa. “Com certeza esse reconhecimento foi pela contribuição do trabalho que fiz junto à Fundação de Amparo à Pesquisa. Sou egressa deste Instituto, fiz meu mestrado e doutorado aqui e, portanto, tenho muito respeito por esta casa”, disse Simão. “Via a transformação e sei o quanto o Inpa é importante e foi protagonista para que a pós-graduação no Amazonas se consolidasse”, destacou.

Reconhecimento

Durante a cerimônia da entrega de Menção Honrosa, os pesquisadores Ricardo Marenco e Rosalee Coelho também foram homenageados. Eles receberam das mãos do diretor-substituto um diploma em reconhecimento pela dedicação e colaboração pelos serviços que realizam na Revista Acta Amazonica.

Marenco, que é o editor-chefe da Revista, e Coelho, a subeditora, foram responsáveis por conseguir fazer a Revista Acta Amazonica alcançar o “selo de qualidade” em nível internacional. Em junho deste ano, a Revista teve o seu fator de impacto incluído no Journal Citation Report (JCR), mais conhecido como ISI-Web Of Science (Instiuto de Informação Científica). O fator de impacto serve para avaliar na importância do periódico.    

Portal do INPA - Últimas Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Inpa homenageia pesquisadores com a entrega da Menção Honrosa Warwick Kerr

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×