Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eficiência energética é tema de cursos em SP

Eficiência Energética é Tema De Cursos Em SP

Estão abertas as inscrições para capacitações sobre melhorias no uso de energia em prédios públicos. Treinamentos ocorrem entre 19 e 22 de julho.

LUCAS TOLENTINO

Os interessados na etiquetagem de eficiência energética em edificações de todo o país terão acesso a capacitações promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A próxima cidade a receber os treinamentos será São Paulo. No próximo dia 19, haverá um minicurso para o setor privado e, entre os dias 21 e 22, será realizado um curso para o setor público sobre o tema. Já em 20 de julho, será a vez da oficina sobre a importância do selo de eficiência energética para os prédios públicos.
 
As inscrições para os treinamentos que ocorrerão na capital paulista já estão abertas. Na oficina, haverá demonstração de etiquetas da envoltória, sistema de iluminação, sistema de condicionamento de ar e da etiqueta geral. Há ainda a análise do impacto ambiental do processo de tornar um edifício público eficiente energeticamente, abordando a redução do consumo e da emissão dos gases de efeito estufa e dos efeitos no processo licitatório de projetos e obras.
 
Já o curso para o setor público vai se concentrar na contextualização da etiquetagem e eficiência energética. Além de abordar a legislação e os impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras, haverá apresentações sobre bonificações, cálculo das etiquetas com o uso da ferramenta Webprescritivo e análise de custo benefício. Além disso, as aulas incluirão informações sobre etiqueta da envoltória, sistemas de iluminação e outros temas.
 
TREINAMENTOS
 
Brasília, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus são as cidades contempladas com as capacitações neste ano. Os treinamentos são promovidos pelo MMA, por meio do Projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética (Projeto 3E), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

As oficinas e minicursos têm quatro horas de duração e são destinadas ao público em geral. Já os cursos têm 20 horas, das quais 16 horas são presenciais e quatro, a distância. Esses cursos são voltados para técnicos, engenheiros e arquitetos e visam aprofundar conceitos e demonstrar a aplicação da etiqueta em edifícios.
 
SAIBA MAIS
 
Coordenado pelo MMA, o Projeto 3E tem o objetivo de contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).
 
A Etiqueta PBE Edifica foi desenvolvida em uma parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. O selo atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.
 
SERVIÇO
Minicurso – A importância da Etiquetagem e as principais transformações do mercado brasileiro
Data: 19 de julho, das 14h às 18h
Público-alvo: Setor Privado
60 vagas
Local : Schneider Electric – Avenida das Nações Unidas, 18.605. São Paulo – SP (Metrô Santo Amaro)
 
Oficina – Eficiência Energética e a importância da Etiquetagem de Edifícios Públicos
Data: 20 de julho, das 14h às 18h
Público-alvo: Setor Público
40 vagas
Local: CENTRESAF/SP, Prédio do Ministério da Fazenda em São Paulo, Avenida Prestes Maia, 733 – 21º andar – Centro/São Paulo. (Metrô Luz)
 
Curso – Etiquetagem de eficiência energética de edifícios (PBE-Edifica)
Data: 21 e 22 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Público-alvo: Setor Público
30 vagas
Local: CENTRESAF/SP, Prédio do Ministério da Fazenda em São Paulo, Avenida Prestes Maia, 733 – 21º andar – Centro/São Paulo. (Metrô Luz)
 
Inscrições: http://cursos.quali-a.com/calendario (escolha a cidade e complete os dados)
Dúvidas: [email protected]
Informações: http://www.mma.gov.br/clima/energia/projetos/item/10497

 
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Eficiência energética é tema de cursos em SP

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×