Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visitantes do Bosque da Ciência aprendem brincando na Virada Sustentável Manaus

Notícias

No espaço de visitação pública do Inpa, foram oferecidas 28 Atividades, entre exposições, brincadeiras, gincanas e visitas guiadas

Por Luciete Pedrosa (texto e foto)– Ascom Inpa

Aproximar o público das pesquisas científicas e proporcionar uma interação com a natureza. Estes foram os objetivos do Projeto Museu na Floresta, uma das atrações, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) dentro da programação da 2ª edição da Virada Sustentável, em Manaus. Neste fim de semana, o público contou com diversas atividades, como brincadeiras, gincanas, exposições, visitas guiadas ao berçário do peixe-boi e outras atividades científico-culturais.

“Atingimos nosso objetivo. Estou muito contente de ver como as pessoas estão se envolvendo na nossa proposta, que é fazer o público ter um contato direto com a natureza”, disse a pesquisadora do Inpa, Rita Mesquita.

O Projeto Museu na Floresta é uma cooperação internacional entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Universidade de Kyoto, do Japão. O Inpa é o gestor do projeto, que tem como coordenadoras as pesquisadoras Vera Silva e Rita Mesquita. 

Segundo Mesquita, o projeto levou para o Bosque da Ciência uma proposta de mostrar os moradores da floresta, por meio das câmeras trap (armadilhas fotográficas) e da “gincana da floresta”. Ela explica que crianças e adultos foram estimulados a observar e trazer a comprovação dessa observação que, segundo Mesquita, foi uma espécie de “caça ao tesouro”. “Foi um sucesso, porque envolveu os pais e os visitantes”, disse.

“O bosque é um ótimo exemplo dessa interação, porque é um fragmento de floresta onde há vários tipos de animais e muitas vezes as pessoas não percebem”, ressaltou a secretária executiva do projeto, a veterinária Estefani Fujita. No Bosque da Ciência podem ser vistos animais de vida livre, como cutia e primatas, a exemplo do mico de cheiro, sauim de Manaus, além de tatu e alguns répteis, como tartarugas e iguanas.

Para a responsável pelo Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis, o espaço teve uma participação efetiva das pessoas. Segundo ela, toda a programação elaborada superou a expectativa. “Foi bacana a reciprocidade do público participante nas atividades propostas”. O bosque ofereceu mais de 28 atividades com a interação dos visitantes.     

  

O turista Leonardo Oliveira, que visita Manaus pela primeira vez, e participou da Virada Sustentável no Bosque da Ciência, ficou entusiasmado com as atividades realizadas no local. “Estou encantado com este espaço. Uma área verde com animais interagindo com as pessoas em pleno centro urbano. É incrível”, ressaltou.

Dentre as inúmeras atividades oferecidas no Bosque da Ciência, estava a visita ao berçário do peixe-boi, espaço normalmente fechado ao público ficando abertos apenas os tanques onde estão os animais maiores, e a exposição das aranhas caranguejeiras, feita pelo Laboratório de Invertebrados Terrestres do Inpa para mostrar a importância da espécie e derrubar o mito de que elas são perigosas.

“As aranhas são predadoras e fazem um serviço de ecologia muito importante na natureza”, destaca a pesquisadora Elisiana Oliveira.

Outra atividade que chamou atenção do público foi o serviço gratuito à comunidade de coleta seletiva e reciclagem on line. Por meio de uma plataforma on line os interessados em destinar corretamente os resíduos sólidos de suas casas podem se cadastrar que será agendada uma visita para coleta dos materiais.

Papel, papelão, materiais eletrônicos, latas, garrafas pets, plásticos (embalagens), ferro em geral, além de óleo de cozinha são produtos que podem ser reciclados pelos parceiros dessa iniciativa. “Por dia são coletados cerca de uma tonelada de materiais em diversos locais da cidade”, revela o gestor ambiental Marcelo Silveira, um dos idealizadores da plataforma.

Virada Sustentável

É um projeto que teve início em São Paulo, em 2011. O evento tem o objetivo de engajar e conscientizar a população sobre temas quem envolvam a sustentabilidade e o meio ambiente de forma lúdica e atrativa, incentivando a ocupação dos espaços públicos.

Portal do INPA – Últimas Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Visitantes do Bosque da Ciência aprendem brincando na Virada Sustentável Manaus

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×