Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fórum debate os desafios em operações sustentáveis para combater o desperdício de alimentos

Estima-se que cerca de 14% dos Alimentos produzidos no mundo sejam perdidos antes de chegar ao varejo, enquanto outros 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores são desperdiçados.

Devido à natureza complexa do fornecimento de alimentos, propor ações para reduzir o desperdício de alimentos é um grande desafio para pesquisadores e profissionais. Esse debate está presente na edição especial da RAE – Revista de Administração de Empresas em diferentes artigos emvolvendo desperdícios de alimentos, seus desafios e oportunidades em operações sustentáveis.

Organizado pelos editores convidados Luciana Marques Vieira (Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV EAESP), Marcia Dutra de Barcellos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Gustavo Porpino de Araujo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa), Mattias Eriksson (Swedish University of Agricultural Sciences  – SLU, Suécia), Manoj Dora (Brunel University, Reino Unido) e Daniele Eckert Matzembacher (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), os pesquisadores salientam que este Fórum Especial, idealizado antes da Covid-19, pode mudar a vida das pessoas, sendo importante como leitura e como oportunidade de aprendizado, enquanto consumidores, cidadãos e pesquisadores.

Estima-se que cerca de 14% dos alimentos produzidos no mundo sejam perdidos antes de chegar ao varejo, enquanto outros 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores são desperdiçados, segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da ONU Meio Ambiente, que lideram esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza.

Os editores destacam que reduzir e prevenir o desperdício de alimentos atende aos objetivos da Agenda 2030 da ONU, uma vez que o Objetivo 12.3 visa reduzir pela metade a perda e o desperdício de alimentos nas cadeias de abastecimento até 2030. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal e  indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

“Reduzir e prevenir o desperdício de alimentos é importante,  pois as externalidades negativas ocorrem ao longo de todo o ciclo de vida dos alimentos e exercem um impacto adverso na sociedade”, disseraram os editores. Eles apontam que existem pelo menos três impactos principais: econômicos, ambientais e sociais. Economicamente, os recursos utilizados na produção são desperdiçados, como terra, água, mão de obra, energia, entre outros, e há perda de lucratividade.

Ambientalmente, essa dinâmica leva a emissões desnecessárias de CO2 e poluição do ar, causadas principalmente por alimentos descartados em aterros sanitários ou incinerados, e as terras aráveis e máquinas envolvidas na produção e transporte de alimentos são inutilmente ocupadas. Do ponto de vista social e ético, a perda e o desperdício de alimentos colocam em risco as oportunidades de combate à inse gurança alimentar, com a redução do acesso aos alimentos resultante da diminuição da disponibilidade, o que acarreta a elevação dos preços, explicam.

A Covid-19 aumentou a urgência no combate ao desperdício de alimentos, especialmente a redistribuição de alimentos para as pessoas vulneráveis afetadas por pandemias. De acordo com os pesquisadores, o efeito da pandemia sobre o desperdício de alimentos dependerá de quanto tempo ela durará e do impacto que terá na economia global, nas cadeias de suprimento agroalimentares e nas famílias,  bem como nas medidas que estão sendo adotadas por autoridades locais, regionais e nacionais e na gestão global da pandemia.

The post Fórum debate os desafios em operações sustentáveis para combater o desperdício de alimentos first appeared on Revista Amazônia.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Fórum debate os desafios em operações sustentáveis para combater o desperdício de alimentos

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×