Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Primeira cidade florestal inteligente do mundo será construída no México

A primeira Cidade Florestal Inteligente do mundo está sendo construída no México a 100 km de Cancun. Com previsão de entrega em 2026, ela abrigará uma população de 130 mil habitantes em um terreno de 557 hectares com infraestrutura energética, mobilidade de vanguarda, espaços verdes, presença de polos de desenvolvimento e pesquisa.

Projeto da primeira cidade florestal inteligente do mundo. Foto: Stefano Boeri Architetti.

O projeto inovador, do arquiteto Stefano Boeri, foi inspirado nas cidades-floresta da civilização maia e tem o intuito de devolver a natureza uma grande área verde que seria usada para edificar um distrito comercial. Serão 400 hectares destinados a receber 7,5 milhões de plantas de 400 espécies diferentes. Desse total, 260 mil serão árvores, contabilizando 2,3 árvore por habitante.

Haverá parques públicos, jardins privados, telhados e fachadas verdes que ajudarão a estabelecer o equilíbrio entre a área edificada e os espaços verdes. A presença da vegetação ajudará a absorver 116 mil toneladas de dióxido de carbono da atmosfera e armazenar 5.800 toneladas ao ano, minimizando, assim, os efeitos do aquecimento global.

Fachadas verdes ajudarão a estabelecer o equilíbrio entre a área edificada e os espaços verdes. Foto: Stefano Boeri Architetti.

Na cidade eco inteligente, será implantada uma economia circular completa. Todo o lixo produzido será recuperado e reciclado e toda a fonte de energia virá de um anel de painéis solares instalados ao redor da área urbana. A produção de alimentos será autossuficiente, dando-se em campos agrícolas irrigados.

A energia da cidade virá de um anel de painéis solares. Foto: Stefano Boeri Architetti.

A água, elemento-chave do projeto, será coletada do mar e tratada por uma torre de dessalinização. Sua distribuição se dará por um sistema de canais navegáveis em todo assentamento até a região agricultável que circunda a área urbana. Existirá, também, uma série de jardins aquáticos para combater inundações.

O empreendimento contará com um sistema de mobilidade de vanguarda: o MIC (Mobility in Chain), um sistema articulado que permite aos residentes e visitantes deixarem seus veículos nos limites da cidade, dependendo exclusivamente de mobilidade elétrica e semiautomática interna (carros elétricos, barcos e lanchas).

A cidade florestal inteligente terá mobilidade de vanguarda. Foto: Stefano Boeri Architetti.

Por fim, terá um centro de pesquisa avançada com foco em inovação tecnológica e qualidade ambiental que pode hospedar todos os departamentos universitários do mundo, organizações internacionais e empresas que lidam com questões de sustentabilidade e o futuro do planeta. Pesquisadores e jovens estudantes universitários do México e do mundo serão acolhidos neste espaço.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Primeira cidade florestal inteligente do mundo será construída no México

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×