Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Couro vegano sustentável feito de cactos é desenvolvido por startup mexicana

Uma dupla de méxicanos desenvolveu um couro vegano feito de cactos. Pensado para ser uma alternativa sustentável, o Desserto, como é chamado o projeto, não leva produtos químicos tóxicos e é parcialmente biodegradável.

Os criadores do tecido, que trabalhavam nas indústrias da moda e automotiva, projetaram o Material para que pudesse ser utilizado tanto para a criação de roupas, quanto para móveis e veículos automotivos. O material orgânico, que dura até dez anos, é feito com uso mínimo de água. Além disso, entre os diferenciais, o material é flexível e não mancha.

A produção do couro vegano é realizada na Desserto Farm, como é chamada a fazenda de cactos da startup localizada no estado mexicano de Zacatecas. No local, o processo de colheita ocorre a cada seis a oito meses para respeitar o ciclo dos cactos. Ademais, para assegurar o crescimento saudável e natural das plantas, os fazendeiros não utilizam nenhum sistema de irrigação ou pesticida, o que faz com que os cactos cresçam somente com a água da chuva e com os minerais do solo.

Após a colheira, as folhas ficam três dias no sol para atingir os níveis de umidade necessários para a produção. Em seguida, a matéria-prima é processada e misturada com produtos químicos não tóxicos e modelada conforme o produto final. O sistema sustentável continua mesmo após a finalização do couro. Isso porque todo o material orgânico que não é utilizado é exportado e vendido para a indústria alimentícia, de modo a evitar o desperdício.

O sistema criativo fez com que o produto se tornasse um dos 30 finalistas do prêmio LVMH Innovation Award 2020, que homenageia startups com soluções inovadoras.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Couro vegano sustentável feito de cactos é desenvolvido por startup mexicana

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×