Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marte já teve anéis como Saturno e uma lua muito maior

Marte já teve anéis como Saturno e uma lua muito maior, revelou um novo estudo.

Enquanto Marte atualmente possui duas pequenas luas, Phobos e Deimos, cientistas do Instituto SETI e da Universidade Purdue acreditam que o planeta vermelho já teve uma lua muito maior.

Deimos, a menor das duas luas, tem uma órbita com o título de dois graus, levando os pesquisadores a questionar o passado de Marte.

Matija Cuk, pesquisadora do estudo, disse: “O fato de a órbita de Deimos não estar exatamente no plano do equador de Marte foi considerado sem importância, e ninguém se importou em tentar explicá-la. Mas uma vez que tivemos uma grande ideia nova e a olhamos com novos olhos, a inclinação orbital de Deimos revelou seu grande segredo. ”

Os pesquisadores sugerem que Marte costumava ter várias luas, mas estas foram destruídas bilhões de anos pelos anéis do planeta.

A cada vez, o anel geraria uma lua nova e menor, antes que o ciclo se repetisse novamente.

Segundo os pesquisadores, isso poderia explicar por que Deimos orbita em uma inclinação – uma lua recém-nascida se afastaria do anel e de Marte.

Enquanto isso, a equipe também sugere que Marte já teve uma lua 20 vezes maior que o Phobos cerca de três bilhões de anos atrás.

A lua dos “avós” foi seguida por mais dois ciclos de lua-anel, com a última lua sendo Phobos, que nasceu há cerca de 200 milhões de anos, segundo os cientistas.

Enquanto os pesquisadores ainda precisam verificar a teoria, eles esperam que uma missão futura possa ajudar a provar a teoria.

A agência espacial japonesa (JAXA) planeja enviar uma espaçonave para Phobos em 2024, coletando amostras da Lua e trazendo-as de volta à Terra.

Cuk disse: “Faço cálculos teóricos para ganhar a vida, e eles são bons, mas testá-los contra o mundo real de vez em quando é ainda melhor”.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Marte já teve anéis como Saturno e uma lua muito maior

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×