Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Químicos buscam produzir medicamentos através da luz solar

Ser capaz de produzir medicamentos acessíveis a todos é o santo graal para os pesquisadores. Um grupo ficou próximo de alcançar esse objetivo. Químicos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, produziram o chamado mini-Reator que absorve a Luz Solar semelhante às folhas para gerar reações químicas.

Os químicos conseguiram que o reator produzisse dois medicamentos: a artemisinina antimalárica e a droga antiparasitária ascaridol. A pesquisa, publicada na Angewandte Chemie, explica como o reator pode ser ampliado e usado para uma variedade de reações químicas.

Químicos demonstram reações químicas com seu mini reator

O mais recente reator, desenvolvido por uma equipe liderada por Timothy Noel, é baseado em um mini reator que eles produziram em 2016. Para superar o desafio de obter luz Solar suficiente para desencadear as reações, no passado os pesquisadores criaram canais muito finos no Luminescent Concentradores Solares (LSCs), uma borracha de silicone. Os canais são semelhantes às veias que correm através de uma folha. A luz solar ativa as moléculas e inicia a reação química.

No ano passado, a equipe conseguiu criar um sistema para estabilizar a produção das reações químicas, independentemente da quantidade de luz solar direta. Agora, nesta iteração, a borracha de silício foi substituída por poli (metacrilato de metila) ou plexiglas, que é mais barato e fácil de produzir em volume. Devido a um índice de refração mais alto, a luz permanece confinada melhor.

“Com este reator, você pode fazer remédios onde quiser”, disse Noel na publicação. “Você só precisa de luz solar e desta mini-fábrica.” Na publicação, os pesquisadores concluíram diferentes reações químicas para mostrar o quão versátil o reator é.

As empresas farmacêuticas se tornarão mais verdes?

Embora os pesquisadores ainda estejam nos estágios iniciais de produção de medicamentos a partir deste reator, ele tem o potencial de ajudar as empresas farmacêuticas a desenvolver maneiras de fabricar medicamentos de maneira mais ecológica.

Tal como está, são necessários produtos químicos tóxicos e energia de combustíveis fósseis para fabricar drogas. Ao usar a luz solar, os pesquisadores argumentaram que as reações são sustentáveis, mais baratas e podem ser feitas mais rapidamente.

“Não há praticamente nenhum obstáculo para colocar essa tecnologia em prática, exceto pelo fato de ela funcionar apenas durante o dia”, disse Noel em comunicado à universidade. “As folhas artificiais são perfeitamente escaláveis; onde há sol, funciona. Os reatores podem ser facilmente redimensionados, e sua natureza barata e com alimentação própria os torna ideais para a produção econômica de produtos químicos com luz solar”.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Químicos buscam produzir medicamentos através da luz solar

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×