Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Demanda global por petróleo está no menor patamar desde 2008

Sinais crescentes de desaceleração econômica e aumento da guerra comercial EUA-China fizeram com que a Demanda mundial de petróleo crescesse no ritmo mais lento desde a crise financeira de 2008, afirmou a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta sexta-feira.

“A situação está se tornando ainda mais incerta … o crescimento da demanda global de petróleo tem sido muito lento no primeiro semestre de 2019”, disse a AIE em seu relatório mensal. A agência com sede em Paris disse que, em comparação com o mesmo mês em 2018, a demanda global caiu 160.000 barris por dia (bpd) em maio – a segunda queda anual de 2019.

De janeiro a maio, a demanda por petróleo aumentou 520.000 bpd, marcando o menor aumento nesse período desde 2008.

“As perspectivas de um acordo político entre a China e os Estados Unidos sobre o comércio pioraram. Isso poderia levar à redução da atividade comercial e ao menor crescimento da demanda por petróleo ”, disse a AIE.

Reduzindo as previsões de crescimento da demanda global para 2019 e 2020, para 1,1 milhão e 1,3 milhão de barris diários, respectivamente, a AIE citou a China como a única grande fonte de crescimento de 500 mil barris diários para o primeiro semestre deste ano.

O crescimento da demanda nos Estados Unidos e na Índia foi de apenas 100 mil bpd de janeiro a junho. “A perspectiva é frágil, com uma probabilidade maior de revisão para baixo do que para cima”, diz o relatório.

Por sua vez, as restrições à oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados fortaleceram o mercado de petróleo, ajudado pela produção mais lenta da OPEP. Mas a AIE disse que o equilíbrio seria temporário, pois prevê um crescimento robusto da produção não-OPEP em 2020 de 2,2 milhões de bpd, prevendo que o mercado global de petróleo seria “bem suprido”.

A AIE disse que as preocupações econômicas estavam ofuscando a geopolítica, mas o mercado de petróleo continuou a observar de perto as tensões entre os Estados Unidos e o Irã no Golfo.

As sanções norte-americanas levaram as exportações de petróleo cru de julho de Teerã em 130.000 bpd para 400.000 bpd, a menor desde os anos 80.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Demanda global por petróleo está no menor patamar desde 2008

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×