Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ICMBio lança sistema de cadastro de voluntários

Nova ferramenta facilita que interessados se candidatem a vagas disponíveis.
A participação de voluntários em áreas protegidas tem crescido de forma exponencial. No Brasil, o voluntariado em conservação da biodiversidade acontece por meio do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Instituto oferece oportunidades de voluntariado em todos os biomas e regiões do país nas Unidades de Conservação (UCs) federais, Centros de Pesquisa e outras Unidades Organizacionais. Em 2017, foram registrados mais de 2.200 participantes e cerca de 103.000 horas de trabalho voluntário.
Para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, no próximo dia 28 de agosto, o ICMBio lança o novo Sistema do Voluntariado que traz uma série de funcionalidades para quem quer doar um pouco de seu tempo em prol da conservação da biodiversidade. Agora, em vez de aguardar as chamadas de cada unidade organizacional e se candidatar, o interessado pode efetuar seu próprio cadastro e verificar as vagas disponíveis com seu perfil. Confira o sistema aqui. 
A ferramenta cruza as informações das unidades organizacionais que precisam de voluntários com os dados de quem quer ser um voluntário. Além disso, o sistema abarca outros processos da gestão do Programa de Voluntariado: adesão e planejamento; emissão de certificados; preparação dos editais e planos de trabalho; divulgação de vagas disponíveis; controle de frequência; avaliação e produção de relatórios diversos.
O lançamento do novo Sistema do Voluntariado é um dos resultados da parceria do ICMBio com o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). “Com esse sistema, queremos conectar voluntários e gestores por meio de uma ferramenta útil para ambos. Ao facilitar o contato entre eles, a tendência é que mais pessoas se interessem pela atividade e que a gente veja um aumento da participação social junto às unidades”, afirma Fabiana Prado, gerente de articulação institucional do IPÊ.
O Programa de Voluntariado do ICMBio contou com muitos avanços a partir da sua reestruturação em 2015, envolvendo IPÊ, WWF-Brasil e organizações locais que atuam em conjunto com as UCs e Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação.
Uma das estratégias estabelecidas foi, justamente, integrar mais a sociedade às ações do Instituto. “O programa como um todo, ajuda a formar embaixadores para a conservação da biodiversidade. A partir do momento que as pessoas se voluntariam e trabalham nas UCs, elas estão tomando contato com as dificuldades e também com as mensagens que essas áreas protegidas têm a nos oferecer. Então elas levam para seus espaços sociais, suas famílias, associações, cooperativas, para seu trabalho e outros espaços essa mensagem ambiental”, afirma o coordenador-geral de Gestão Socioambiental do ICMBio, Paulo Russo.
Pesquisa IPÊ/ICMBio confirma voluntariado como um importante instrumento de engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade.Para verificar a importância do voluntariado na conservação da biodiversidade, o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), em parceria ICMBio, realizou uma pesquisa sobre a percepção dos gestores dessas áreas a respeito das motivações dos voluntários e os principais benefícios e desafios associados à atividade.
Foram ouvidos 79 gestores e responsáveis pelo Programa de Voluntariado em 17 estados. “O interessante é verificar que existe um alinhamento entre as percepções dos gestores e dos voluntários”, afirma Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e coordenadora do levantamento.
De acordo com a maioria dos gestores e representantes das unidades, os voluntários são principalmente motivados pelo “desejo de contribuir para a conservação da natureza” (66%). Para eles, os principais aspectos positivos associados ao programa de voluntariado são: a ampliação do conhecimento da sociedade em geral sobre a unidade e sua importância (57,8%), e a promoção de oportunidades de engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade (50,7%).
Além do desejo de contribuir para a conservação da natureza, outras motivações foram citadas pelos gestores como relevantes para aquelas pessoas que escolhem ser voluntárias em UCs: a “oportunidade de obter experiência profissional” (49%), o “interesse em aprender algo novo” (40%), o “interesse em conhecer melhor as atividades do ICMBio e da unidade” (37%), a “oportunidade de enriquecimento pessoal” (34%) e o “desejo de contribuir com a unidade onde realizou atividades” (29%).
“Na pesquisa de 2017, com os voluntários, eles também apontaram como relevantes a aquisição de novas experiências e o sentimento de que estão contribuindo com uma boa causa, para ampliação da divulgação de informações sobre as características e desafios dessas áreas e para a aproximação com as comunidades locais e sociedade de forma geral”, afirma Angela.
A pesquisa também demonstrou que o voluntariado nas UCs tem ajudado na melhora da relação dos gestores e da unidade com a comunidade do entorno e amplia a possibilidade de desenvolver atividades diversificadas. Com relação aos maiores desafios para a realização do voluntariado, existe uma diferença de percepção entre gestores e voluntários. Para os gestores, o tempo de dedicação aos voluntários e a falta de estrutura são os principais gargalos, seguidos por fornecimento de segurança aos voluntários (43,1%), a falta de conhecimento dos voluntários sobre a unidade e suas normas (29,9%) e a falta de conhecimento dos voluntários sobre as ações que irão desenvolver na unidade (25,7%).

“Já para os voluntários as principais deficiências relacionadas com a experiência de voluntariado nas UCs estão associadas à falta de infraestrutura e de divulgação de informações e comunicação com as unidades, à clareza em relação ao seu papel e atividades a serem realizadas e ao tempo dedicado ao voluntariado”, comenta Angela. Dessa forma o lançamento do Sistema do Voluntariado visa suprir essa demanda dos voluntários por melhor divulgação de informações e comunicação com as unidades.Conheça mais sobre o Programa Assista o vídeo sobre o voluntariadoComunicação ICMBio(61) 2028-9280

Por: www.icmbio.gov.br



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

ICMBio lança sistema de cadastro de voluntários

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×