Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudo indica que existe sim água em Marte

Um grande reservatório de água subterrânea (uma espécie de “lago”) foi encontrado debaixo da superfície gelada de Marte perto do pólo sul do planeta, segundo um novo Estudo de cientistas italianos publicado pelo jornal Science.

Ao se comprovar esta descoberta, aumenta exponencialmente a probabilidade de existência de vida no Planeta Vermelho, agora que também sabemos que existe matéria orgânica em Marte.

“Eu acho que as possibilidades de encontrar um lugar que tenha vida aumentaram,” disse Scott Hubbard, professor de astronáutica na Universidade de Stanford. Hubbard foi o diretor do primeiro programa dedicado a Marte da NASA.

A descoberta foi realizada numa região conhecida por Planum Australe, através de um radar a bordo do satélite Mars Expressa, enviado pela Agência Espacial Europeia e em órbita desde 2003.

Qual é o tamanho deste lago?

O lago é bem grande, tem 20 kms de diâmetro e a 1.5 kms de profundidade, de acordo com análises de radar de informação captada entre 2012 e 2015.

Haverá mais locais de água escondidos em Marte?

Segundo o astrônomo italiano que liderou este estudo, Roberto Orosei, essa é uma possibilidade real. Ele sublinhou que este estudo apenas se centrou numa zona muito reduzida do planeta vermelho e que nada impossibilita que existem outros reservatórios de água como este noutros locais de Marte.

Alguns cientistas permanecem céticos

Há quem considere que, apesar deste estudo abrir a possibilidade real da existência de reservatórios de água subterrâneos, ele acaba por não ser suficiente para o confirmar. Apenas o tempo dirá se a ciência por trás deste estudo é verdadeira ou não.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Por: engenhariae.com.br



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Estudo indica que existe sim água em Marte

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×