Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Indústria de Suplementos Minerais nos alerta

A Indústria de Suplementos Minerais, da área da nutrição da pecuária, o sal mineral, está correndo um grave risco de ficar sem matéria prima para os seus produtos.

ureia A Indústria de Suplementos Minerais nos alerta ureia

Ureia

A produção de Suplementos Minerais, fundamental na nutrição da pecuária de corte e leite precisa de ureia, que no Brasil só é produzida em duas unidades da Petrobras, uma na Bahia e outra em Sergipe.

A Petrobras avisa que irá fechar essas duas unidades, alegando que o país, já importa 85% de suas necessidades de fertilizantes agrícolas, e portanto, não precisaríamos dessas duas unidades, deficitárias segundo a Petrobras no país.

Porém a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, nos informou que ao contrário da nutrição vegetal das plantas, todo o setor de nutrição da bovinocultura, precisa e se abastece exatamente dessas duas plantas da Petrobras no nordeste do país.

Essa indústria, da suplementação mineral e nutricional da pecuária é composta na sua imensa maioria por pequenas e médias empresas nacionais e locais.

Que adquiriram no ano passado 250 mil toneladas da ureia pecuária. O que é gigantescamente diferente da ureia dos fertilizantes, que adquiriu no exterior mais de 26 milhões de toneladas.

 O problema é que não podemos misturar alhos com bugalhos.

A Indústria dos Suplementos Minerais não tem experiência em importação, não sabe lidar com o drama dos navios parados nos portos pagando demurrage.

O que levará a um colapso inicial, caso a decisão do fechamento dessas unidades venha a ocorrer, sem uma revisão e uma renegociação com esse setor.

Sem a suplementação mineral da boiada iremos prejudicar esse setor do agronegócio que é hoje o segundo maior, logo após a soja.

O Brasil tem 215 milhões de cabeças de boi, e nos transformamos no maior exportador mundial de carne vermelha.

Essa notícia também, por outro lado, revela um ângulo perigoso da dependência do agronegócio brasileiro das importações das matérias primas para os fertilizantes, os quais, são vitais para o país, pois nossas terras são fracas, solos tropicais, exigentes de adubo.

E nas carnes, os suplementos minerais cumprem da mesma forma um importantíssimo aspecto na produtividade e qualidade da carne produzida.

Além dos custos, que precisam ser competitivos tanto para o consumidor brasileiro ter acesso ao produto, quanto para enfrentarmos a competição internacional.

As duas fábricas de ureia da Petrobras, de Sergipe e da Bahia, são pequenas, produzem pouco, mas significam minimamente a presença de uma fonte fundamental dentro do território brasileiro.

E para o setor de suplementos minerais da pecuária, essas unidades são uma “ vaca sagrada “ geradora da ureia da pecuária. Sem elas, teremos crise no setor e consequências em toda a pecuária brasileira.

O post A Indústria de Suplementos Minerais nos alerta apareceu primeiro em Agrosuperação.

Por: canalrural.com.br



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

A Indústria de Suplementos Minerais nos alerta

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×