Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Phishing | Golpe usa Copa do Mundo para roubar cartão de crédito

Por: Canaltech

Uma nova campanha maliciosa foi descoberta pela Kaspersky Lab nesta terça-feira (06). De acordo com a empresa de segurança digital, a fraude promete levar o usuário à Copa do Mundo, que acontece em junho na Rússia, mas, na verdade, é um golpe de phishing que rouba os dados do cartão de crédito informado.

A campanha começa com um e-mail em português oferecendo uma viagem exclusiva aos vencedores da promoção, prometendo 10 pacotes com todos os gastos pagos e usando a hashtag #PartiuRússia para instigar o usuário a clicar no link da promoção. Ao abrir o site, o usuário precisa informar os dados do cartão de crédito, além de dados pessoais como data de nascimento e CPF.

Captura de tela do e-mail maliciosos (Reprodução: Kaspersky)

Para tentar dar ares legítimos ao site, os cibercriminosos registraram um domínio que parece genuíno. Além disso, o site tem até mesmo uma seção de FAQ, fora áreas informativas do tipo “como participar” e descrição dos prêmios. “Mais uma vez fica claro como os criminosos brasileiros têm utilizado campanhas de phishing com assuntos atuais para atrair mais vítimas”, destaca Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky. “Por ser um país grande e com muitos usuários online, o Brasil é muito visado, o que aumenta a disseminação de campanhas maliciosas de uma forma fácil e rápida”, explica.

Print da página que embasa o golpe (Reprodução: Kasperrsky)

Como evitar cair nesse tipo de golpe

A Kaspersky ressalta que, para evitar cair em golpes do tipo, que oferecem descontos, promoções e viagens, é importante:

  • Desconfiar de links recebidos: procure confirmar no site oficial da empresa se a promoção existe mesmo, bem como nas redes sociais daquela marca. Dificilmente uma campanha será enviada apenas por e-mail ou WhatsApp sem ser divulgada em canais oficiais da empresa.
  • Ter cuidado para não clicar sem querer: especialmente no smartphone, cuidado na hora de rolar a tela ao receber uma promoção suspeita para não clicar sem querer. Muitas vezes, somente ao acessar uma página maliciosa, você já corre risco de ser infectado de alguma maneira.
  • Atentar-se às notificações: apenas autorize as notificações via navegador em sites confiáveis, pois muitos dos maliciosos enviam notificações justamente de páginas que contém golpes.
  • Proteja-se: conte com uma solução de segurança no celular e no computador que bloqueie o acesso a sites e scripts maliciosos.

Canaltech



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Phishing | Golpe usa Copa do Mundo para roubar cartão de crédito

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×