Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Janeiro abre Calendário de Eventos com festas em todo país

destinos

O primeiro mês de 2018 chega trazendo festivais, folias e, é claro, as prévias de carnaval. Confira as dicas e programe-se para aproveitar o período de férias

Por Nayara Oliveira

Janeiro abre a temporada de verão e amplia a procura pelos destinos brasileiros. E o momento de diversão fica ainda melhor quando são aproveitadas, além das belezas dos locais visitados, as festividades que acontecem nessa época. Até o momento, só para este mês, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo registrou 114 festas, entre folias, festivais, aniversários de cidades, festejos religiosos e pré-carnavais que prometem alegrar os turistas e trazer muita cultura e tradição para quem está curtindo as férias.


Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. Crédito: MTur

O Calendário é uma importante fonte de consulta para turistas que querem conhecer os diferentes tipos de eventos que ocorrem no território nacional em todos os meses do ano. Lá também são encontrados mais detalhes sobre as festividades como data, local e descrição de eventos cívicos, religiosos, artísticos, rurais, de moda, científicos, esportivos, gastronômicos e ecoturísticos.

A Agência de Notícias do Turismo listou apenas alguns, mas o viajante pode conferir outros acessando o site do Calendário, basta clicar aqui.

Folia dos Reis Magos: De 1º de janeiro até o dia 14 do mês, a religiosidade e o folclore marcam o início das festas que celebram a Folia Dos Reis Magos. A data homenageia os três reis magos que seguiram uma estrela e foram levados ao nascimento de Jesus Cristo. No geral, cantigas, indumentárias e visitas nas casas fazem parte do costume brasileiro, que tem suas peculiaridades, dependendo da região onde é realizado. A atração pode ser apreciada nas ruas das cidades de forma gratuita, onde um verdadeiro show de fé, tradição e arte são apresentados.

Onde celebrar: Pará, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo. 

Festa de São Sebastião: A partir do dia 20 de janeiro, os festejos estarão ligados às celebrações em homenagem à São Sebastião, conhecido como santo guerreiro protetor da humanidade contra a fome, peste, doenças contagiosas, pessoas feridas e rebanhos. O santo foi um soldado romano, cristão e é considerado padroeiro de muitas cidades brasileiras. Ele ficou conhecido após ser perseguido e assassinado por causa de sua fé, tornando-se, então, um mártir. A celebração tem traços católicos com missas e procissões, mas há também outras formas de contratações com apresentações folclóricas, apresentações musicais, barraquinhas de comidas, corridas e queima de fogos.

Onde celebrar: Pará, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba. 

Pré-carnaval: Quem disse que em janeiro não tem carnaval? As cidades já estão aquecendo e abrindo as celebrações para uma das maiores festas brasileiras que, este ano, está marcada para o dia 13 de fevereiro (terça-feira). A folia será regada a axé, samba, swingueira, música eletrônica e forró, com direito a shows de grandes nomes da música nacional. O pré-carnaval acontece de norte a sul do país e é diverso: tem escola de samba, tem frevo e tem bloco de rua. Fica a critério do turista escolher uma opção, ou quem sabe todas, e já se preparar para o carnaval.

Onde celebrar: Espírito Santo, Sergipe, Santa Catarina, Paraíba. 

Últimas Notícias – Ministério do Turismo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Janeiro abre Calendário de Eventos com festas em todo país

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×