Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A educação está “Terrível”: é preciso mudar os métodos de ensino URGENTEMENTE

O americano Marc Prensky, é um escritor e educador. Ele vem trazendo muitos assuntos relacionados ao futuro da educação. Para Prensky, que estudou em universidades prestigiadas como Harvard e Yale e escreveu sete livros sobre o tema, hoje os professores devem trabalhar como mentores, estimulando as crianças a pensar em soluções criativas para os problemas da sociedade.

Além disso, o escritor afirma que precisamos mudar a forma como a tecnologia é usada na educação, a sua proposta é mudar toda a educação, pois ela é “terrível” em todos os lugares do mundo.

Em uma palestra na Campus Party, ele disse: “O mundo todo está em uma má situação em termos de educação. E por que digo que a educação é terrível? Porque educamos para um contexto que não existe mais”, afirmou, explicando que hoje em dia não se precisa de matemática, ciência e física como na época em que essas temáticas foram incluídas no currículo. “E ninguém ouve quando alguém diz, ‘vamos fazer isso diferente’”, completou.

Na visão de Prensky, o foco da educação deveria estar nos “verbos” e não nos “substantivos”. “Questionamos se as crianças deveriam usar o PowerPoint, a Wikipédia em sala. Mas isso são ‘substantivos’. O que realmente queremos é os ‘verbos’: apresentar, aprender, ler”, explicou. “Os verbos não mudam, queremos os mesmos ‘verbos’ há mil anos”, resumiu, citando pensamento crítico, lógica, criatividade. “E há muitos desses verbos, mas temos que nos perguntar: quais são os ‘verbos’-chave? E só depois que soubermos disso, nos perguntamos quais ‘substantivos’ vamos usar”, definiu.

Cérebro estendido

Para responder a essas perguntas, o especialista apresentou o conceito do cérebro estendido, uma soma do cérebro de cada um com as possibilidades oferecidas pela tecnologia. Para Prensky, o cérebro é bom em algumas atividades, mas pode se beneficiar das máquinas para, por exemplo, “lembrar tudo ou processar três milhões de dados”. Em um dos slides, Prensky resumiu a ideia com uma citação de uma criança de 10 anos: “antigamente as pessoas precisavam saber de cor os números de telefone”.

A forma de lidar com esse cérebro estendido seria, pois, combinar as potencialidades das máquinas e dos cérebros. “E acho que é isso que vocês estão fazendo aqui. Vocês são as pessoas que vão criar a inovação”.

Para falar sobre suas ideias aplicadas à educação, o pesquisador citou um estudante que disse “a coisa mais inteligente que já ouviu”: que professores entendem a tecnologia como ferramentas, enquanto estudantes a entendem como uma fundação, uma base que se estende sob o restante.

Você pode conferir a palestra completa abaixo:

Aqui no Brasil, já temos pensadores com as mesmas opiniões que Prensky. Como já citado no artigo com o titulo “Se o aluno não aprende a culpa é do docente” escrito por mim, onde o Professor Doutor Messias Borges da Silva fala o porque o ensino precisa passar por uma reforma. Além dele, a educadora Magda Becker Soares  afirmou em um vídeo que o sistema educacional no Brasil falha em decorrência não somente da má formação dos professores mas do método utilizado no ensino fundamental que desconsidera o viés cognitivo e foca mais na repetição do assunto ensinado em sala de aula.

Ela disse: “Nossos educadores falharam ao se preocuparem apenas em discutir e aplicar métodos, isso causou um enorme estrago na formação dos jovens e adultos de hoje, cuja classificação educacional comparada a outros países nos joga para os últimos lugares.”

Você pode conferir o vídeo abaixo:

Além de tudo que foi falado anteriormente, há um vídeo muito tocante em que demonstra como o sistema escolar atual é ridículo. Nele há um julgamento, onde o sistema escolar está sendo processado. Você pode conferir o vídeo, abaixo:

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.


Engenharia é:



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

A educação está “Terrível”: é preciso mudar os métodos de ensino URGENTEMENTE

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×