Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ações educativas para crianças em Fernando de Noronha

Ações educativas para crianças em Fernando de Noronha

Projeto ICMBio na Escola buscou formar lideranças atuantes na gestão do arquipélago.

Ao longo do ano de 2017 foram várias as ações em educação ambiental promovidas para crianças em Fernando de Noronha, buscando formar lideranças atuantes na gestão do arquipélago. As atividades foram desenvolvidas através do Projeto Golfinho Rotador, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Chamado de ICMBio na Escola, o projeto realizou quatro oficinas, contando com a participação de mais de 1.100 alunos, além da I Feira do Protagonista Infanto-Juvenil da Escola Arquipélago 2017.

As iniciativas contaram com a parceria da Escola de Referência no Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM-FN) e do Núcleo de Gestão Integrado do ICMBio/Noronha. “Reunimos esforços federais, estaduais e locais em prol do desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, com práticas de construção participativa com professores, estudantes e comunidade”, ressalta o coordenador do Projeto Golfinho Rotador, José Martins da Silva Júnior.

Segundo José Martins, o objetivo do projeto foi despertar e fortalecer as relações de confiança dos alunos, trabalhando a importância da participação, responsabilidade, envolvimento, valorização de talentos, aptidões, reciprocidade, colaboração e cooperativismo. “Desta forma buscamos formar lideranças atuantes na gestão de Fernando de Noronha”, ressalta.

As atividades foram divididas em quatro temas principais: “Eu Protagonista”, “Protagonista na Mobilização Social”, “Protagonista na Economia” e “Protagonista na Arte, Esporte, Meio Ambiente e Cultura”, para os quais foram realizadas oficinas teóricas e lúdicas, em sala de aula. Cada oficina teve uma expedição ambiental correspondente, por meio de saídas de campo e experiências práticas sobre o tema abordado. Todas as atividades foram consideradas a linguagem adequada a cada faixa escolar e etária.

Balanço das ações

Na Oficina I “Eu Protagonista” foram trabalhados os conceitos sobre o que é protagonismo e como é ser um protagonista, apresentando maneiras de aplicabilidade, facilitando as reflexões sobre o tema. Participaram 326 alunos. A Oficina II “Protagonista na Mobilização Social” foi realizada por meio de exemplos, colocando-se em prática as formas de exercer o protagonismo, destacando-se a mobilização social, organizado por grupos de alunos que buscam a melhoria coletiva. A oficina contou com a participação de 261 alunos.

A Oficina III “Protagonista na Economia” teve como proposta gerar discussão com os alunos sobre o que é economia, refletir sobre os recursos naturais e as formas de geração de itens de consumo. Participaram 297 alunos. Na Oficina IV “Protagonista na arte, esporte, meio ambiente e cultura”, o objetivo foi criar espaços de valores para os estudantes exercerem suas aptidões e também descobrirem seus talentos. A oficina contou com a participação de 314 alunos.

Em dezembro foi realizada a “I Feira do Protagonismo Infanto-Juvenil da Escola Arquipélago”. Essa ideia foi executada a partir dos trabalhos de Educação Ambiental do Projeto “ICMBio na Escola”. As oficinas oferecidas aos alunos foram circo, teatro, desenho, fotografia, ciências, robótica, pintura, mobília com pneus, massinha, brinquedo de sucata, dança pop, percussão, altinha, canto, grafite, ballet, jiu-jitsu, lançamento de foguete, fantoche, jardim vertical, culinária e jogos matemáticos.

Sobre o ICMBio na Escola

O Programa de Educação Ambiental ICMBio na Escola é resultado da parceria com o Projeto Golfinho Rotador, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto Golfinho Rotador tem como objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha, usando como ferramentas o conhecimento científico, o carisma dos golfinhos e a facilidade de se conhecer a vida oceânica no arquipélago de Fernando de Noronha. Há mais de 27 anos o Projeto Golfinho Rotador é reconhecido como fonte de ações de Educação Ambiental em Fernando de Noronha, devido as suas práticas de construção participativa de processos com professores, estudantes e comunidade.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Ações educativas para crianças em Fernando de Noronha

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×