Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meia tonelada de resíduos foi recolhida no rio Paraná

Meia tonelada de resíduos foi recolhida no rio Paraná

Atividade contou com a participação de 46 mergulhadores voluntários durante a limpeza do rio Paraná na APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná

A campanha de mergulho para limpeza do rio Paraná na unidade de conservação Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná recolheu meia tonelada de resíduos. O maior peso refere-se ao metal de poitas e âncoras, além de chumbadas gigantescas utilizadas para pegar jaús (peixe conhecido também por jundiá-da-lagoa, e considerado um dos maiores peixes brasileiros). A informação é do chefe da APA Erick Caldas Xavier. A campanha de limpeza reuniu 61 pessoas que participaram da ação de forma voluntária, sendo 46 mergulhadores, que desceram a uma profundidade de 18 metros. A limpeza aconteceu no início do mês de dezembro.

“Ação foi muito exitosa, recolhemos grande quantidade de resíduos. Além disso, acabou se tornando um grande encontro de mergulhadores na unidade de conservação. Nossa vontade é que no plano de manejo, que estamos elaborando, tenhamos algumas zonas livres de pesca, que sejam exclusivas para refúgios de espécies raras e outras para a contemplação por meio de mergulho”, ressalta Erick. Para o instrutor de mergulho da Escola Pro Diver, Fábio Sant’Ana, a limpeza do rio é fundamental para a manutenção dos cardumes e para a segurança do mergulho.

A limpeza do rio Paraná foi promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Centro de Mergulho Pro Diver. Também contou com o apoio das Prefeituras de Porto Rico e São Pedro do Paraná, do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Policia Militar Ambiental e do Consórcio Intermunicipal da APA Federal Noroeste do Paraná (Comafen), além de vários merguladores voluntários.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Meia tonelada de resíduos foi recolhida no rio Paraná

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×