Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TIRME reestrutura, a sua planta de triagem de coleta seletiva, através de STADLER, e incorpora quatro AUTOSORTs da TOMRA Sorting Recycling

O projeto foi realizado pela STADLER, uma das empresas com maior experiência no segmento de instalações de triagem e tratamento de resíduos sólidos. “Os quatro novos AUTOSORTs vieram para substituir equipamentos obsoletos, também da TOMRA, após 14 anos de operação. Com a sua implementação ao processo, foi possível melhorar o desempenho e a qualidade do material selecionado, aumentar a eficiência e obter maior rentabilidade para a planta”, diz Luis Sánchez Vela, diretor da STADLER Espanha.

O primeiro dos AUTOSORTs, com uma largura de 1000 mm, está configurado para polietileno de alta densidade (PEAD); os outros três, 600 mm de largura, para tetrapak, plástico misto e recirculação, respectivamente. Esta recirculação no final do processo, destaca-se como a principal novidade desta reforma. Através do último AUTOSORT, os materiais recicláveis são reprocessados, aumentando assim o índice de recuperação final.

Mas, além de incorporar novos equipamentos, eles também conseguiram aproveitar os recursos existentes, deslocando as unidades em diferentes pontos da planta. “O antigo MONOSORT foi deixado na fábrica para períodos de picos temporários e algumas unidades foram para recuperação de PET”, explica Luis Sánchez.

Do mesmo modo, um antigo POLISORT de largura 2000 mm (originalmente utilizado para a fração plástico misto e tetrapak) foi reconfigurado para a seleção de PET, uma vez que é um dos materiais mais abundantes quando usado na maioria das garrafas de bebidas.

Uma planta mais eficiente

Desde 2002, a composição da coleta seletiva, tanto os seus materiais como densidade variaram muito. Precisávamos, portanto, uma melhoria do processo. STADLER nos deu a solução com o novo AUTOSORT da Tomra Sorting Recycling. Com esta aquisição, fizemos uma nova distribuição de fluxos de materiais muito mais produtivos”, diz Simón Gili, da Área de Engenharia e Desenvolvimento da TIRME.

“Com o AUTOSORT melhoramos muito a recuperação de materiais valiosos e com isso a rentabilidade da planta melhorou bastante. Estamos muito satisfeitos. Os quatro novos sistemas foram instalados na parte final da seleção e estão funcionando muito bem”, acrescenta.

“Nós conhecemos essa tecnologia desde 2002, porque antes da reforma tivemos as quatro unidades MONOSORT e uma POLISORT, mas, obviamente, a tecnologia avançou muito desde então. Com a modificação na planta, obtivemos claramente melhor eficiência. Na verdade, esperamos uma capacidade anual, com essa taxa de trabalho e com a estrutura atual, de 20 600 toneladas por ano de resíduos de coleta seletiva”, diz Simón Gili.

Uma máquina altamente versátil e flexível

O AUTOSORT baseia-se nos sensores de infravermelho próximo (NIR) e Espectrometria Visível (VIS). O primeiro reconhece os materiais pelas propriedades espectrais específicas; o segundo, todas as cores do espectro visível. A combinação desses sensores permite formar um sistema modular capaz de realizar desde as classificações básicas como as mais complexas, permitindo a separação por material e por cor, simultaneamente.

Graças a esses atributos, a TIRME conseguiu atualizar sua planta de triagem de resíduos de coleta seletiva, incorporando os sistemas com a mais avançada tecnologia do mercado. Tecnologia que não está em contradição com a robustez do equipamento ou a facilidade de manutenção. Assim, as necessidades da TIRME foram cobertas por essas vantagens e pela versatilidade e flexibilidade que exigiram.

“Estes novos equipamentos são muito mais versáteis do que o antigo MONOSORT que só pode classificar um único tipo de material de fábrica predefinido. Dependendo das necessidades do momento ou do material que entra na planta, os novos modelos oferecem mais opções de configuração, podendo mudar a tarefa de classificação a qualquer momento “, diz Simón Gili.

Ser capaz de mudar a configuração dos sistemas é estratégico para uma planta que, como TIRME, está em um destino de férias por excelência. “Nós já reconfiguramos duas frações AUTOSORT de PEAD para plástico misto, trocando o produto a ser selecionado. O resíduo varia de acordo com o turismo de Maiorca e a estação do ano. Sem dúvida, a flexibilidade da tecnologia Tomra Sorting Recycling é um importante valor agregado”.

Uma colaboração muito produtiva

Em relação à execução do trabalho realizado, Simón Gili aprecia positivamente o trabalho da STADLER confirmando que a empresa “fez um importante esforço de coordenação para realizar as alterações da instalação em apenas um mês, aproveitando uma paralisação de manutenção programada da planta”.

Na verdade, a planta prevê a próxima instalação de uma Unidade de Controle Central (CCU) da TOMRA Sorting Recycling para monitorar remotamente todas as unidades AUTOSORTs da planta e 

obter dados em tempo real sobre a seleção de materiais em cada um dos equipamentos operacionais da TOMRA.

Sobre a Tomra Sorting Recycling

A TOMRA Sorting Recycling projeta e fabrica tecnologias de seleção por sensores para a indústria global de reciclagem e gestão de resíduos. Mais de 4.900 sistemas foram instalados em 50 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho de alta capacidade (NIR) do mundo para aplicações de triagem de resíduos, a TOMRA Sorting Recycling continua a ser pioneira na indústria com dedicação à recuperação de frações de alta pureza de fluxos de resíduos que maximizam rendimento e lucro.

A TOMRA Sorting Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para a separação, descascamento e análise de processos para a indústria de alimentos, mineração e outras indústrias.

A TOMRA Sorting é de propriedade da empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de € 750m e emprega mais de 3.500 pessoas.

Para obter mais informações sobre a TOMRA Sorting Recycling visite https:// www.tomra.com/pt/sorting/recycling  ou siga-nos no LinkedInTwitter or Facebook.

Contato com os meios de comunicação social

Emitido por: Em nome de:

ALARCÓN & HARRIS (Nuria Martí) TOMRA Soluções em Segregação

Asesores de Comunicación y Marketing Rua do Rocio, 288, cj. 21

Avda. Ramón y Cajal, 27 04552-000 São Paulo/SP

28016 Madrid (España) Brasil

Telefone: (34) 91 415 30 20 Telefone: +55 11 3476 3500

E-mail: [email protected]   E-mail: [email protected]  



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

TIRME reestrutura, a sua planta de triagem de coleta seletiva, através de STADLER, e incorpora quatro AUTOSORTs da TOMRA Sorting Recycling

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×