Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IAs podem não chorar, mas sabem como nos levar às lágrimas, aponta estudo do MIT

IAs podem não chorar, mas sabem como nos levar às lágrimas, aponta estudo do MIT

Na última segunda-feira (11), pesquisadores do MIT Media Lab anunciaram o sucesso de um treinamento que fizeram com inteligências artificiais em ensiná-las os segredos dos melhores roteiristas para levar os espectadores de filmes às lágrimas. O trabalho de criar uma trama que provoque emoções em quem vai ouvir a história era visto como algo que a inteligência artificial não conseguiria emular, dada a criatividade e empatia necessárias aos humanos que se dedicam a essa atividade.

Mas não é a primeira vez que IAs são treinadas para provocar reações emocionais no público através de enredos 100% criados pelas mentes virtuais: em outubro, noticiamos sobre uma IA que escreve contos de horror no Twitter com inspiração nas histórias de Mary Shelley, que você pode ler aqui.

A equipe responsável pela IA que entende como nos fazer Chorar treinou a entidade digital apresentando a ela diversos vídeos curtos retirados de filmes, da TV e curtas que foram encontrados na internet. A partir desse material, a rede neuronal enlencou os principais elementos que levavam os humanos a sentirem emoções que os levavam a chorar, como iluminações, enquadramentos, trilha sonora, entre outros.

Para testar a compreensão da IA, voluntários humanos assistiram aos vídeos e marcaram como se sentiram e quais elementos contribuíram para a resposta emocional ser desencadeada. Essas informações serviram de base para a IA perceber quais eram os gatilhos das emoções humanas envolvidas no ato de chorar ao assistir filmes.

Entretanto, não está nos planos dos desenvolvedores dessa IA comercializá-la para que ela possa, sozinha, criar tramas emocionalmente carregadas. Ao invés disso, o intuito é que a IA venha a fornecer auxílio a roteiristas de carne e osso que queiram ajuda da máquina para entender a mística das emoções humanas.

Canaltech



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

IAs podem não chorar, mas sabem como nos levar às lágrimas, aponta estudo do MIT

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×