Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vice-presidente da FIERN destaca papel da educação profissional

Vice-presidente da FIERN destaca papel da educação profissional

A relação entre o mercado de trabalho e a educação Profissional foi o tema do painel de abertura do 2º Seminário de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, que teve a participação, como debatedor, do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

Pedro Terceiro afirmou que, neste momento de transição e busca da retomada do desenvolvimento econômico, a formação profissional adquire um papel ainda mais relevante para a economia do país. Ele defendeu também a ampliação do diálogo entre as instituições de ensino e o setor produtivo, como um caminho para que a formação esteja coerente com as demandas de inovação das empresas.

Na ocasião, o consultor Paulo Imbuzeiro, que apresentou a primeira palestra do seminário, destacou o papel da formação profissionalizante para melhorar a competitividade e as possibilidades de empregabilidade das pessoas que estão no mercado de trabalho. Afirmou que é preciso um planejamento cuidadoso para que a educação profissional tenha os resultados esperados.

“A falta de profissionais qualificados afeta diretamente o desenvolvimento do País. Falando em competitividade, o Brasil perdeu posições nos últimos anos. Alguns estudos mostram que estamos na 75º colocação. Sabemos que existem vários fatores, mas um dos principais é o fato de termos um pequeno contingente de jovens que fazem a Educação Profissional com a Educação Regular”, disse Paulo Imbuzeiro.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, mediador do Painel, destacou os resultados que o Brasil tem alcançado nas competições internacionais de educação profissional. “As posições de destaque que o País tem obtido são um termômetro da qualidade do ensino que praticamos, porém precisamos avançar e nos aproximarmos cada vez mais do mercado, estando atentos às necessidades do setor produtivo”, afirmou.

O semanário teve a participação de mais de 200 pessoas, entre educadores, gestores de instituições de ensino e empresários. A diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo, a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, e o presidente da Fruticoop, Francisco Canindé da Costa também participaram do evento, no Holiday Inn Natal Hotel. “Temos um grande compromisso com a implantação do Ensino Médio Integrado. Ainda precisamos avançar bastante, ajustando processos e obtendo os investimentos necessários para que a educação profissional na rede estadual de fato ocorra”, disse a secretária.

Durante o evento, também houve a apresentação de jovens da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão Natal, projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN na Vila de Ponta Negra, sob regência do maestro Eugênio Graça.

O seminário prossegue nesta quarta-feira. Entre os temas que ainda serão tratados, estão “O Poder Transformador da Prática em Sala de Aula”. O Seminário será encerrado com a assinatura de uma Carta de Intenções, com foco na defesa do reforço do conteúdo de empreendedorismo nos cursos de educação profissional ministrados no Rio Grande do Norte.

Portal no AR



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Vice-presidente da FIERN destaca papel da educação profissional

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×