Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Programa Água Doce é premiado

Programa Água Doce é Premiado

Reconhecimento à iniciativa coordenada pelo MMA ocorreu no encerramento do Congresso Mundial de Dessalização, em São Paulo.

WALESKA BARBOSA

O Programa Água Doce, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), recebeu prêmio da Associação Internacional de Dessalinazação (IDA), nesta quinta-feira (19/10), último dia do Congresso Mundial realizado pela instituição em São Paulo-SP, desde o domingo (15/10).

A distinção foi recebida pelo operador do sistema do Assentamento Fazenda Mata, do município de Amparo, na Paraíba, e pelo coordenador do programa no estado, Robi Tabolka.

Para o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do MMA e coordenador do PAD, Renato Ferreira Saraiva, o reconhecimento do IDA aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com o Água Doce na capacitação de operadores e na gestão compartilhada do sistema de dessalinização pelas comunidades foi um momento muito rico. “É um trabalho coletivo que hoje envolve mais de 200 instituições e pessoas de órgãos federais, estaduais e comunidades”, disse.

De acordo com o presidente do IDA, Emílio Gabbrielli, o prêmio reconhece o caráter inovador do Água Doce que possibilita o abastecimento de água potável para comunidades isoladas do semiárido brasileiro, contribuindo para sua economia.  Apesar de incorporar engenhosas tecnologia e soluções ambientais, ele credita o sucesso do PAD à mobilização e envolvimento das pessoas “que se tornam as responsáveis pelos sistemas em suas comunidades”.

Ao longo do Congresso, a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA apresentou o Programa Água Doce e o processo de osmose inversa usado como tecnologia para dessalinização de água salobra de poços do semiárido brasileiro, em palestras, painéis e por meio de maquete interativa do sistema produtivo do PAD exposta no estande do ministério.

Nesta sexta-feira (20/10), uma comitiva de especialistas vai conhecer o primeiro sistema de dessalinização do programa alimentado com energia solar fotovoltaica, no Assentamento Maria da Paz, em João Câmara, Rio Grande do Norte.

O grupo também participa do ato de conclusão da primeira fase de implantação dos sistemas de dessalinização do Água Doce no estado, no Assentamento Serra Verde (Baixa dos Macacos), município de João Câmara, quando 68 sistemas de dessalinização serão entregues à população.

Realizado a cada dois anos, o próximo congresso do IDA vai acontecer na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
[email protected]

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Programa Água Doce é premiado

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×