Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

Além de 80 brigadistas, Instituto mobilizou quatro aviões, que lançam água sobre as chamas. Parque em Goiás permanece fechado à visitação. Cerca de 7 mil ha já foram destruídos

Brasília (19/10/2017) – Até o final da tarde desta quinta-feira (19), pelo menos 80 brigadistas e quatro aviões-tanque, contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e mais um helicóptero do PrevFogo, do Ibama, participavam das ações de combate aos incêndios florestais que voltaram a castigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e entorno, no nordeste de Goiás, nesta semana.

Na semana passada, na véspera do feriado do dia 12, um primeiro incêndio atingiu a unidade, mas foi controlado na segunda-feira (16). Novos focos surgiram nesta quarta (17), às margens da rodovia GO 118 e se alastraram pelo interior do parque. A unidade segue fechada para visitação. A medida visa garantir a segurança dos turistas. A estimativa é que o fogo já tenha devastado aproximadamente 7 mil hectares.

A suspeita é que esses novos incêndios tenham intenção criminosa pois foram provocados depois da região dos aceiros, que funciona como uma barreira para impedir a entrada do fogo na área protegida pelo parque. O vento forte empurrou as chamas para o oeste da rodovia, no sentido Distrito Federal-Tocantins, e, com a baixa umidade relativa do ar, elas se alastraram e invadiram o parque.

Os aviões-tanques fazem voos rasantes sobre as áreas atingidas pelo fogo, lançando água sobre as chamas. Em terra, o trabalho fica por conta dos 80 brigadistas, que foram divididos em dois grupos – um com 60 homens em Alto Paraíso e outro com 20 homens em Cavalcante. Os trabalhos vão continuar durante esta sexta-feira (20).

A Coordenação de Combate e Prevenção a Incêndios (Coin), do ICMBio, que já havia providenciado o deslocamento de dez brigadistas do Grupo Ambiental do Torto (GAT), acompanha as ações no local, junto com a direção da unidade de conservação. O parque tem ainda o apoio da própria comunidade que, sob a orientação da brigada do ICMBio, auxilia no combate aos incêndios.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×