Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

Além de 80 brigadistas, Instituto mobilizou quatro aviões, que lançam água sobre as chamas. Parque em Goiás permanece fechado à visitação. Cerca de 7 mil ha já foram destruídos

Brasília (19/10/2017) – Até o final da tarde desta quinta-feira (19), pelo menos 80 brigadistas e quatro aviões-tanque, contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e mais um helicóptero do PrevFogo, do Ibama, participavam das ações de combate aos incêndios florestais que voltaram a castigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e entorno, no nordeste de Goiás, nesta semana.

Na semana passada, na véspera do feriado do dia 12, um primeiro incêndio atingiu a unidade, mas foi controlado na segunda-feira (16). Novos focos surgiram nesta quarta (17), às margens da rodovia GO 118 e se alastraram pelo interior do parque. A unidade segue fechada para visitação. A medida visa garantir a segurança dos turistas. A estimativa é que o fogo já tenha devastado aproximadamente 7 mil hectares.

A suspeita é que esses novos incêndios tenham intenção criminosa pois foram provocados depois da região dos aceiros, que funciona como uma barreira para impedir a entrada do fogo na área protegida pelo parque. O vento forte empurrou as chamas para o oeste da rodovia, no sentido Distrito Federal-Tocantins, e, com a baixa umidade relativa do ar, elas se alastraram e invadiram o parque.

Os aviões-tanques fazem voos rasantes sobre as áreas atingidas pelo fogo, lançando água sobre as chamas. Em terra, o trabalho fica por conta dos 80 brigadistas, que foram divididos em dois grupos – um com 60 homens em Alto Paraíso e outro com 20 homens em Cavalcante. Os trabalhos vão continuar durante esta sexta-feira (20).

A Coordenação de Combate e Prevenção a Incêndios (Coin), do ICMBio, que já havia providenciado o deslocamento de dez brigadistas do Grupo Ambiental do Torto (GAT), acompanha as ações no local, junto com a direção da unidade de conservação. O parque tem ainda o apoio da própria comunidade que, sob a orientação da brigada do ICMBio, auxilia no combate aos incêndios.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×