Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ICMBio participa de seminário sobre áreas protegidas

Encontro, que segue até sábado em Niterói (RJ), discute modelos de gestão que, além de conservar a natureza, promovam a inclusão social

Ramilla Rodrigues
[email protected]

Brasília (19/10/2017) – Cerca de 80 servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participam, desde quarta-feira (18), em Niterói (RJ), do VIII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis). O Sapis, que segue até o sábado (21), tem como tema “Repensando Paradigmas Institucionais da Conservação em Áreas Naturais Protegidas”. Confira aqui a programação completa.

“É um espaço que a gente tem para construir alternativas, resistências, avanços. É um espaço mais do que diálogo, é de debate, de contradição para encontrar caminhos de achar união e possibilidade de construir”, resumiu o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do ICMBio, Claudio Maretti, que representou o Instituto na sessão de abertura. Os servidores do ICMBio participam de seis eventos paralelos e de vinte apresentações de trabalhos.

O objetivo do SAPIS é aprofundar o debate nas áreas protegidas no que se refere a conflitos ambientais, legislação e gestão. Os participantes estão divididos em dez grupos de trabalho envolvendo turismo, populações tradicionais, uso público, questões ambientais, áreas protegidas urbanas, dentre outros.

O ICMBio participa de três mesas redondas: Governança das Áreas Naturais Protegidas e Avaliação da Política Pública de Áreas Naturais Protegidas no Brasil, ambas com o diretor Claudio Maretti, e Manejo Comunitário e geração de renda: Desafios e potencialidades do turismo em Áreas Naturais Protegidas, com a coordenadora de Concessões e Negócios, Larissa Diehl.

Nesta quinta-feira (19), o ICMBio promove ou participa como parceiro dos eventos paralelos Termos de Compromisso com Populações Tradicionais; Construção Participativa de Modelos de Gestão Partilhada em Unidades de Conservação de Uso Sustentável; I Encontro da Rede Sítios Nacionais Sagrados do Brasil; I Colóquio de Ecoteologia: aproximações entre Ecologia, Espiritualidade e Inclusão Social; Contribuições à gestão integrada e compartilhada de terras indígenas e unidades de conservação federais em regime de dupla afetação; e Populações tradicionais e unidades de conservação: o caso do Projeto Manguezais do Brasil (GEF Mangue) como difusor de boas práticas na gestão socioambiental do ICMBio.

O Sapis encerra no sábado com visitas à Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, gerida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), e à APA de Guapi-Mirim e à Estação Ecológica Guanabara, ambas geridas pelo ICMBio, e roda de conversa com pescadoras da baía de Guanabara. Por fim, haverá visita ao Parque Nacional da Tijuca com roteiro alternativo preparado por condutores locais.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

ICMBio participa de seminário sobre áreas protegidas

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×