Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ibama forma peritos em incêndios florestais

Ibama forma peritos em incêndios florestais

Curso no Ceará reúne 32 servidores e parceiros para estudar as origens do fogo e buscar responsáveis.

LETÍCIA VERDI*

Servidores do Ibama e das secretarias de Meio Ambiente de estados do Norte e Nordeste e entidades parceiras estão em Quixeramobim (CE), desde segunda-feira (16/10), participando de Curso de perícia em incêndios florestais, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O curso terá 44 horas e segue até sexta-feira (20/10).

A investigação da causa de um incêndio florestal tem como objetivo localizar sua origem para determinar que tipo de ação o provocou. Assim, podem ser identificadas as situações de risco e aplicadas medidas preventivas eficazes, além de instruídos os processos decorrentes de crimes ambientais. A origem do incêndio é localizada por meio da interpretação dos efeitos deixados pelas chamas durante a dinâmica desenvolvida em seu percurso. A localização da origem do incêndio permite a busca das provas materiais relacionadas à sua ocorrência.

“A investigação dos incêndios florestais é uma ferramenta importante para entender porque um incêndio se inicia naquela região. Com isso compreendido, podemos planejar uma estratégia de prevenção específica e mais eficiente para as áreas investigadas”, ressaltou o chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias.

O curso tem, no conteúdo, os seguintes itens: combustíveis e comportamento do fogo; apresentação dos indicadores de queima; zona de confusão e dispositivos de ignição; procedimentos na investigação e súbita percepção; Laudo Pericial; geotecnologias aplicadas à investigação de incêndios florestais; legislação aplicada à investigação de incêndios florestais; e aulas práticas.

Atividade em campo: como investigar incêndios florestais (Foto: Paulo de Araújo/MMA)

O servidor do Ibama/Alagoas José Antônio Barros Seixas, um dos instrutores, afirma que o curso irá capacitar os alunos a produzir um laudo pericial indicando a causa e a origem do incêndio. A aluna Noberta Ferreira, da coordenação estadual do Prevfogo de Rondônia, contou que, com o curso, espera ampliar o conhecimento sobre as características do fogo, “como descobrir a cabeça (o início), observando os flancos e a retaguarda do fogo”.

O analista ambiental e coordenador do Prevfogo no Piauí, Judeni Souza, destacou que laudo pericial pode servir tanto administrativa quanto criminalmente. O gestor do Parque Estadual das Carnaúbas (CE), João Rafael Silva, emenda que, desta forma, será possível criminalizar e responsabilizar os autores dos incêndios.

A coordenadora do Prevfogo em Pernambuco, Ana Virginia de Melo, uma das instrutoras, afirma que os peritos formados no curso poderão atuar em todo o Brasil.

*Colaborou Paulo de Araújo, enviado especial a Quixeramobim (CE).


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
[email protected]

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Ibama forma peritos em incêndios florestais

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×