Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curtir a natureza é opção no Dia das Crianças

Há diversos benefícios no convívio dos pequenos com ambientes naturais, garantem especialistas. Saiba quais são as UCs em áreas urbanas.

LORENE LIMA
Da Comunicação ICMBio

Andar descalço, correr entre as árvores, ver animais silvestres bem de pertinho, ter contato com a terra, respirar o ar puro, passear pelas trilhas a pé ou de bicicleta em Meio às variadas nuances do verde, sentir e entender a importância daquilo que os adultos falam sobre preservação do Meio Ambiente, mas de uma maneira prática, longe dos tablets, smartphones e do sofá em frente à televisão. Essa experiência está logo ali, nas unidades de conservação abertas à visitação, algumas delas em áreas urbanas como mostra o infográfico abaixo.

Laís Fleury é diretora da Alana, instituição sem fins lucrativos que desenvolveu o programa Criança na Natureza com o objetivo de produzir condições favoráveis para que os pequenos cresçam e se desenvolvam em contato direto com o meio ambiente. Segundo ela, as pesquisas comprovam que o contato com a natureza traz benefícios ao desenvolvimento integral da criança, em cada um de seus aspectos – intelectual, social, emocional, espiritual e físico.

“O convívio com a natureza na infância, especialmente por meio do brincar, ajuda a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas”, diz ela. Laís conta que os efeitos positivos da conexão com a natureza têm sido testados particularmente em crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), levando em consideração o aumento expressivo de diagnósticos. “Pesquisadores norte-americanos descobriram que uma simples caminhada de 20 minutos em um parque urbano é capaz de trazer mais concentração a essas crianças do que o mesmo tempo de caminhada pelo centro da cidade”, afirma.

Na véspera do Dia das Crianças (12 de outubro), o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convidam as famílias a visitarem uma unidade de conservação. Esse universo cheio de conhecimento, curiosidades e diversidades naturais, além de proporcionar um dia com muita diversão, ainda pode transformar os pequenos em futuros heróis da liga pela defesa do meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Reserva Biológica de Comboios promove Semana da Criança


Assessoria de Comunicação do ICMBio
Telefone: (61) 2028-9280
[email protected]

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Curtir a natureza é opção no Dia das Crianças

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×