
RIO — Número de unidades descritas na embalagem diferente do que ela realmente continha e Peso de alguns Produtos analisados em desacordo com o registrado nesta embalagem. Estes foram os principais problemas registrados durante a Operação Cosme e Damião, em que fiscais da Diretoria Técnica (Ditec) e da Diretoria de Qualidade e de Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), coletaram, durante duas semanas, em supermercados e estabelecimentos comerciais da cidade, produtos como balas, maria mole, pirulitos, bananadas e pipocas ensacadas. Os produtos, normalmente distribuídos à criançada em homenagem aos santos, cujo dia é comemorado nesta quarta-feira, foram encaminhado ao laboratório do órgão para análise.
LEIA TAMBÉM: Cosme e Damião: os cuidados na hora da compra de doces e brinquedos
Segundo Petrônio Lima, coordenador da área de pré-medidos, das 3.270 unidades de 20 marcas de produtos diferentes verificadas, os fiscais encontraram erro em 12 delas. As empresas foram notificadas e têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa. Caso contrário, poderão sofrer sanções que vão de uma simples advertência até uma multa de R$ 10 mil.
De acordo com o presidente do Ipem/RJ, Manoel Rampine, as operações de fiscalização tiveram por finalidade resguardar o direito do consumidor na hora da compra, evitando que ele seja enganado e acabe levando “gato por lebre”:
“É importante na hora da compra que o consumidor observe atentamente o prazo de validade do produto, que deve estar em local de fácil visualização e com letras legíveis. No caso de produtos embalados, ele também deve observar seu aspecto”.
Caso haja dúvida em relação ao peso, diz Rampine, o consumidor pode na mesma hora reclamar com a direção do estabelecimento, pois se a diferença for muito grande, mesmo com uma balança do estabelecimento, é possível verificar a irregularidade.
“Por exemplo, se o produto apresentar peso igual ao informado na embalagem é sinal de que há um problema, pois o peso dela deve ser descontado do total” — explicou o presidente do Ipem-RJ.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para a ouvidoria do instituto, através do telefone 0800-282-3040, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
OGlobo