Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Doutoranda de Entomologia do Inpa conquista o prêmio global Jovens Pesquisadores

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Itanna Oliveira Fernandes, ganhou o prêmio global Jovens Pesquisadores, na categoria doutorado, promovido anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês). Itanna foi selecionada pela publicação de um conjunto de Dados de monitoramento ambiental de formigas nas áreas de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.

Este é o Segundo Ano Consecutivo que um estudante brasileiro vence esse prêmio, que busca incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade, com premiação de 5 mil Euros para dois projetos em nível mundial, sendo um de mestrado e outro de doutorado.

A pesquisa de Itanna, possivelmente, é o primeiro estudo com tratamento taxonômico e ecológico usado para monitorar o impacto de uma usina hidrelétrica na fauna de formigas, com publicação de um conjunto de dados contendo 9.165 ocorrências coletadas durante 253 pesquisas de campo. O conjunto de dados amostrado registra 10 subfamílias, 68 gêneros e 324 espécies e morfoespécies de Formicidae e está já disponível no GBIF.

Foi desenvolvido de 2011 a 2014 e levou em consideração as fases de pré e pós-enchimento do reservatório da usina e as mudanças que poderiam causar na fauna de formigas em seis áreas de influência da Usina.

A doutoranda foi indicada ao prêmio pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), responsável pela seleção nacional, e será reconhecida durante o 24º Congresso de Governança do GBIF, que será realizado em Helsinque (Finlândia), entre 24 e 29 de setembro. Juntamente com a ganhadora brasileira, a espanhola Nora Escribano, da Universidade de Navarra, foi a vencedora selecionada pelo GBIF para a categoria mestrado.

Como algumas das áreas monitoradas seriam submersas em algum ponto, a pesquisadora procurou entender a adaptação da fauna à situação de enchimento do reservatório hidrelétrico. Já em sua tese de doutorado, que acaba de ser entregue para avaliação no programa de doutorado em Entomologia do Inpa, a doutoranda procurou investigar os aspectos filogenéticos de dois gêneros de formigas com distribuição mundial.

“Já concluímos as análises filogenéticas, considerando os dados moleculares, e conseguimos distinguir os dois gêneros (Formicidae: Anochetus e Odontomachus), além disso, conseguimos estimar o período de origem, diversificação e biogeografia para ambos”, conta Itanna. Como parte da premiação, a ganhadora terá direito a publicar um data paper sobre o conjunto de dados em espaço cedido gratuitamente pelo Biodiversity Data Journal, da editora Pensoft.

“Estamos orgulhosos em ter um pesquisador brasileiro como ganhador do prêmio pelo segundo ano consecutivo. Isso comprova que, apesar de todas as dificuldades, a ciência brasileira está crescendo em inovação e contribui para aprimorar o conhecimento da nossa biodiversidade”, comemora a diretora do SiBBr, Andrea Portela, coordenadora-geral de Gestão de Biomas da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “É muito gratificante ver que nosso nó nacional e nosso país estão aumentando suas capacidades e que isso está sendo reconhecido”, diz ela.

Como representante do GBIF no país, o SiBBr recebeu as candidaturas brasileiras e foi responsável pela seleção nacional. Foram elegíveis para o edital mestrandos e doutorandos regularmente matriculados em programas universitários públicos ou privados no Brasil. A candidatura seguiu para júri mundial, formado por representantes da rede GBIF, do Comitê Científico do GBIF e por especialistas em dados ecológicos.

O conjunto de dados publicados pela pesquisadora por ser encontrado em:  

Sobre o SiBBr

Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.

O SiBBr é uma plataforma online que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

">



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Doutoranda de Entomologia do Inpa conquista o prêmio global Jovens Pesquisadores

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×