Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Flona de Cabedelo inova na sinalização de trilhas

Flona De Cabedelo Inova Na Sinalização De Trilhas

Nas placas de identificação das plantas, foram inseridos QR Code que permite ao visitante, com o uso do celular, obter informações sobre as espécies sem precisar de conexão à internet

Brasília (04/09/2017) – A Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, no litoral da Paraíba, acaba de realizar, com o apoio de voluntários, levantamento florístico rápido como parte do Projeto de Mapeamento de Trilhas. As informações foram trabalhadas para aprimorar os conteúdos e enriquecer as discussões nas agendas de Educação Ambiental na unidade de conservação.

O levantamento florístico foi coordenado pelo professor Rubens Teixeira de Queiroz (UFPB) e serviu como ponto de partida para o mapeamento das trilhas, sinalização, produção de guias visuais para as espécies e outras atividades relacionadas ao tema. A coordenação ficou a cargo do analista ambiental Fabiano Gumier Costa. Os trabalhos foram viabilizadas por meio do Programa de Voluntariado.

“O Programa de Voluntariado tem sido o nosso pulo gato porque auxilia a equipe do ICMBio a desenvolver atividades que não conseguiria sozinha, mobiliza a sociedade local para o engajamento na gestão da unidade de conservação e gera aprendizado para todos os envolvidos”, disse Gumier.

Após a seleção de espécies vegetais ao longo das trilhas, surgiu a ideia de confeccionar placas de identificação das árvores aproveitando restos de materiais descartados durante as obras de reforma do edifício sede da Flona. Esses materiais são recortes de forro e canos de PVC que acabariam no lixo.

Outra grande inovação, proposta pelo voluntário Carlos Alberto Cavalcanti Soares, foi inserir nas placas de cada planta o QR Code (código de barras bidimensional que pode ser escaneado por telefones celulares equipados com câmera e convertido em texto).

Desse modo, com o uso do celular, o visitante pode ler o código QR e obter informações sobre as espécies sem precisar de conexão à internet. Na internet, o visitante poderá acessar o link indicado pelo código e acessar uma ficha mais detalhada sobre cada planta com informações sobre ecologia, distribuição, fotos e referências para pesquisa.

Comunicação ICMBio – (61) 2028-9280 – com informações da Flona da Restinga de Cabedelo (Fabiano Gumier)

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Flona de Cabedelo inova na sinalização de trilhas

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×