Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marketing Verde: entenda a diferença entre cosmético orgânico, vegano, natural, cruelty-free e sintético

Depois da alimentação saudável, há algum tempo a onda de consumo de produtos orgânicos, veganos e naturais chegou à indústria de cosméticos. Muitas vezes, a compra por impulso não permite uma reflexão sobre o que determinada nomenclatura representa, ainda assim, é crescente o despertar das pessoas para a origem dos ingredientes que colocam em contato com a pele. “Apesar do fato de que estamos cada vez mais ouvindo sobre marcas sustentáveis, ainda existe muito ‘greenwashing’, que é a história do marketing verde que não é verdadeiro, muito mais um discurso de vender a sustentabilidade, a saúde e a beleza natural sem realmente carregar esses conceitos em toda a sua cadeia produtiva”, alerta Patricia Lima, fundadora da Simple Organic, marca de cosméticos orgânicos, veganos, naturais e cruelty-free.

A fim de desmistificar os rótulos que estão ganhando cada vez mais as prateleiras e gôndolas de lojas especializadas e também conquistando outros mercados como farmácias, supermercados, spas e concept stores, Patricia Lima apresenta os principais aspectos sobre as denominações para cosméticos tidos como orgânicos, veganos, cruelty-free, naturais e sintéticos.

Cosmético orgânico
É aquele desenvolvido e formulado com matérias-primas naturais certificadas, produzido com base nos princípios do aperfeiçoamento dos recursos socioeconômico e da sustentabilidade, sem prejudicar a natureza. Os ingredientes utilizados são livres de pesticidas, utilizando processos naturais para plantar, cultivar e extrair os alimentos da terra. Dessa forma, sua plantação e colheita não agridem o meio ambiente, sendo livres de agrotóxicos e outros agentes químicos.

Para as empresas que certificam cosméticos no Brasil, um cosmético orgânico deve atender a uma porcentagem mínima de ingredientes. “A Ecocert, empresa que certifica os cosméticos da Simple Organic, por exemplo, determina que um cosmético orgânico deve possuir, no mínimo, 95% das suas matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e/ou matérias-primas vegetais”, esclarece.

Cosmético natural
Um cosmético para ser considerado natural deve possuir no mínimo 95% do total das suas matérias-primas de origem natural e os 5% restantes por matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas, desde que esses ingredientes não atendam pelo nome de Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone. “Também não podem utilizar em sua formulação qualquer ingrediente de origem animal”, diz.

Cosmético vegano 
Trata-se de um produto que não utiliza matérias-primas de origem animal. “Um cosmético vegano não significa que ele seja natural ou orgânico. Ele pode ser inteiramente sintético e, ainda assim, continuar sendo vegano”, explica Patricia Lima.

Cosmético cruelty-free
A expressão cruelty-free vem do inglês e significa “sem crueldade”. Dessa forma, os cosméticos que compõem essa categoria não realizam testes em animais. Todavia, isso não significa que não há matérias-primas provenientes de origem animal em sua composição. Ou seja, é possível ser cruelty-free, sem ser vegano.

Sintéticos
Ainda são a maioria dos produtos disponíveis no mercado e muitos contam com ingredientes desenvolvidos em laboratório, de origem animal, utilizam corantes, conservantes, silicones, álcool e parabenos, ingredientes que podem trazer risco à saúde. Outro ponto é que muitos deles são testados em animais.

Sobre a Simple Organic

Em um mundo onde tudo é industrializado, artificial e, às vezes nocivo à saúde, a Simple Organic surge como alternativa para quem quer adotar uma rotina diária de cuidados com a beleza mais leve, natural, correta e sustentável. 
A marca foi idealizada por Patricia Lima, que é ainda editora-chefe da revista Catarina. Publicação autoral, digital e com impressão sob demanda, e engloba o e-commerce para jovens criadores que trabalham com slow fashion.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Marketing Verde: entenda a diferença entre cosmético orgânico, vegano, natural, cruelty-free e sintético

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×