
RIO – A Caixa Econômica Federal ficou no topo do ranking de reclamações do Banco Central (BC), no segundo Trimestre Deste Ano. O banco pulou do terceiro para o primeiro lugar, com mais do que o dobro de reclamações procedentes do segundo lugar do rol, ocupado pelo Santander – 2.488 contra 1.089. O Bradesco ficou em terceiro lugar, seguido por Banco do Brasil (que foi o primeiro colocado no ranking do primeiro trimestre) e Itaú. A lista completa está disponível no site do BC.
Ao todo, o Banco Central recebeu 9.995 reclamações de consumidores. No primeiro trimestre, foram 9.346. O índice que estabelece a colocação das instituições financeiras no rol é calculado a partir do número de queixas procedentes, dividido pelo número de clientes, multiplicado por um milhão.
Entre as reclamações mais frequentes, problemas com oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços. No segundo e terceiro lugar entre as queixas mais frequentes ao Banco Central, estão irregularidades relacionadas a confiabilidade, segurança ou legitimidade de operações e serviços, incluído cartões de crédito, débbito, internet banking, entre outros. Débito não autorizado e cobrança irregularde tarifa por serviços não contratados fecham os top cinco de insatisfação dos consumidores com o setor bancário, que tem mais de 70 itens.
OGlobo