Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Unicamp inaugura Cátedra dos Refugiados

Unicamp inaugura Cátedra dos Refugiados
foto: Unicamp)"> Grupo de trabalho foi criado pelo Alto Comissariado Das Nações Unidas para Refugiados para ser um ponto de apoio para essas populações (foto: Unicamp)

28 de junho de 2017

Agência FAPESP – A Unicamp, em conjunto com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, criou a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, para estimular o debate e a produção de conhecimento sobre o tema dos refugiados.

O nome da cátedra é uma homenagem ao brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas que se dedicou ao trabalho com refugiados na ONU e morreu em 2003 vítima de um atentado no Iraque. O objetivo é tornar a universidade um ponto de apoio para essas populações.

O grupo realizará um plano de trabalho de dois anos e juntará membros de diferentes unidades da Unicamp. Além disso, a cátedra incluirá representantes de outras instituições parceiras da universidade, como a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, da Prefeitura de Campinas.

Outras ações a serem implementadas na cátedra incluem revalidação de diplomas para refugiados e seminários e oficinas que reúnam os refugiados da cidade para, por exemplo, desenvolver o domínio da língua portuguesa.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi lançada no dia 20 de junho, Dia Mundial dos Refugiados e uma iniciativa da agência da ONU para refugiados, em parceria com universidades brasileiras. Há atualmente 16 instituições com a cátedra, entre elas estão a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Confira a lista completa.

Como parte de suas atividades, o grupo de trabalho promoverá do dia 3 a 31 de julho de 2017 a mostra fotográfica “Somos Todos Imigrantes”, com imagens de refugiados. A mostra poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h30, na biblioteca central da Unicamp, rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP. Ela é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/06/19/unicamp-tera-catedra-dos-refugiados-gt-comeca-trabalhar
 

Agência FAPESP



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Unicamp inaugura Cátedra dos Refugiados

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×