Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Trechos do livro 'Juros, moedas e ortodoxia', de André Lara Resende


O economista André Lara Rezende lança “Juros,moeda e ortodoxia” no dia 23 – Mônica Imbuzeiro/27-8-2015

RIO – O economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, lança na próxima sexta-feira, dia 23, seu novo livro, “Juros, moeda e ortodoxia” (Portfolio Penguin). Conheça alguns trechos da obra:

Trincheira

“A condução da política monetária é hoje a última trincheira do liberalismo tecnocrático. O questionamento do arcabouço teórico que lhe confere legitimidade não é entendido como um questionamento meramente intelectual, mas como uma ameaça política. Diante da gravidade da crise político-institucional por que passa o país, levantar a possibilidade de que o arcabouço conceitual da ortodoxia macroeconômica possa estar equivocado ameaça, assim, a legitimidade da última trincheira da tecnocracia liberal ilustrada. Por isso mesmo, mais do que nunca, é preciso que se compreendam as questões envolvidas no debate macroeconômico.”

Anacronismo

“Após a crise financeira de 2007, diante da esmagadora evidência de sua importância, tentou-se reintroduzir a moeda e o setor financeiro nos modelos macroeconômicos, mas a política monetária hoje está diante de um anacronismo institucional e um impasse analítico.”

Escolhas políticas

“Fica comprometida a defesa da autonomia Dos Bancos Centrais, assim com a tese de que a politia monetária é assunto técnico, no qual não cabem escolhas políticas. A última trincheira da defesa da autonomia dos bancos centrais passa a ser então a complexidade técnica e os sólidos fundamentos conceituais que devem pautar a política monetária.”

Danos

“Assim como no passado a desastrada tentativa de aplicar regras rígidas do controle da moeda e do crédito diante de um processo inflacionário crônico, nas últimas duas décadas a insistência em aplica uma nova ortodoxia, agora baseada numa regra para a taxa de juros, pode ter causado danos mais graves do que se aparenta. A moeda é uma convenção social. As questões monetária são, portanto, indissociáveis dos costumes, das instituições e da tecnologia, que estão sempre em evolução. Nada mais inadequado para ser congelado numa ortodoxia defendida com unhas e dentes de todo questionamento intelectual.”

O livro, de 188 páginas, será lançado no dia 23 – Reprodução

FICHA TÉCNICA

Páginas: 188

Tiragem: 4 mil

Preço: R$ 39,90

E-book: R$ 27,90

Lançamento: 23/06

Editora: Portfolio Penguin

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Trechos do livro 'Juros, moedas e ortodoxia', de André Lara Resende

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×