Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Indícios sugerem que Coreia do Norte está progredindo com seu programa nuclear, diz agência da ONU

Indícios sugerem que Coreia do Norte está progredindo com seu programa nuclear, diz agência da ONU

Yukiya Amano (à direita) em pronunciamento no Comitê Preparatório para a Revisão de 2020 da Conferência das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Foto: UNIS Viena

Em pronunciamento em Viena nesta terça-feira (2), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou que “todos os indícios sugerem que a Coreia do Norte está progredindo com seu programa nuclear”. Lembrando que o país realizou dois testes nucleares em 2016 e continua a lançar mísseis e a ameaçar outras nações, o dirigente descreveu a atual conjuntura como “extremamente preocupante”.

Em 2003, a Coreia do Norte se retirou do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT). Seis anos depois, inspetores da AIEA tiveram de deixar o país. “No entanto, a agência continua a trabalhar duro para coletar e avaliar informações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, incluindo através do monitoramento de imagens de satélite, bem como recorrendo a informações de fontes abertas e relativas a trocas comerciais”, explicou Amano.

“Sem acesso direto a locais relevantes, a agência não pode confirmar o status operacional das instalações nucleares” do Estado, acrescentou o diretor do organismo internacional. “Mas todos os indícios sugerem que a Coreia do Norte está progredindo com seu programa nuclear.”

“Eu apelo à Coreia do Norte para que cumpra plenamente com suas obrigações definidas por resoluções do Conselho de Segurança, para que coopere com a agência na implementação dos acordos de salvaguarda do NPT e para que resolva todas as questões pendentes. Nossos inspetores permanecem prontos para retornar à Coreia do Norte a curto prazo, se os desdobramentos políticos tornarem isso possível”, afirmou Amano.

A declaração do dirigente foi feita durante encontro do Comitê Preparatório para a Revisão de 2020 da Conferência das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Indícios sugerem que Coreia do Norte está progredindo com seu programa nuclear, diz agência da ONU

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×