Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Agência da ONU e parceiros lançam iniciativa de conservação ambiental da Baía de Ilha Grande (RJ)

Ilha Grande (Angra dos Reis). Foto: Wikimedia Commons (CC)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros lançaram esta semana o Desafio BIG, Iniciativa com o objetivo de promover a conservação ambiental na Baía da Ilha Grande, onde estão localizadas Ilha Grande, Parati e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A ação é uma parceria da FAO com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio do Projeto BIG, com a Fundação CERTI. Trata-se de um programa de aceleração de ideias, projetos e empreendimentos de impacto com o foco em solucionar problemas de uma das regiões mais belas e turísticas do país, garantindo o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho e terrestre local.

A Iniciativa BIG 2050 é desenvolvida entre as três instituições, contando com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

“A Baía da Ilha Grande é uma região ímpar, que abriga uma das mais ricas sócio-biodiversidades do Brasil, ainda muito bem conservada, mas que apresenta uma série de pressões ao ambiente terrestre e marinho. No intuito de aprimorar a gestão e os mecanismos de conservação dessa região, a FAO e o INEA têm atuado há mais de cinco anos por meio do Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande (Projeto BIG). Após esse período, foi possível consolidar uma nova estratégia de atuação, trazendo uma inovação na gestão ambiental que culmina na proposição da Iniciativa BIG 2050”, destacou o gerente do Projeto BIG da FAO, Tiago Rocha.

Para participar do Desafio BIG é necessário se inscrever no site desafio.big2050.org entre os dias 10 e 23 de abril. Durante o processo de seleção ocorre também uma capacitação progressiva das propostas para que estas possam ser aprimoradas e apoiadas. Ao final, dez propostas poderão ser remuneradas em até R$ 50 mil e apoiadas para sair do papel.

“A Iniciativa BIG 2050 é inovadora na aplicação do conceito de Gestão Integrada de Ecossistemas dentro da esfera pública, criando novos espaços para a participação da sociedade na construção de uma BIG mais sustentável. Acreditamos que o desafio BIG incentivará o surgimento de ideias e soluções inovadoras para a conservação ambiental”, destacou o diretor de biodiversidade, áreas protegidas e ecossistemas do INEA, Paulo Schiavo.

“Queremos incentivar uma cultura de protagonismo construtivo, onde empreendedores sociais podem fazer a diferença apresentando soluções para as reais necessidades de uma Região”, salientou o diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, Marcos Da-Ré.

Saiba mais sobre a iniciativa: www.big2050.org.br.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Agência da ONU e parceiros lançam iniciativa de conservação ambiental da Baía de Ilha Grande (RJ)

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×