Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

França e Reino Unido investigam suspeita de corrupção na Airbus


Investigação. Sede da Airbus em Blagnac: uso de consultores externos em contratos internacionais está no foco – REMY GABALDA / Rémy GABALDA/AFP/28-1-2016

NOVA YORK – Autoridades francesas se uniram às do Reino Unido em uma investigação a respeito da Airbus centrada em alegações de práticas fraudulentas ligadas à venda e ao financiamento das aeronaves, informou a empresa em nota nesta quinta-feira. A investigação da Parquet National Financier — uma instituição jurídica francesa — segue os passos da Agência de Fraudes Graves (Serious Frauds Office, SFO) do Reino Unido. A SFO começou a analisar, em agosto de 2016, possíveis fraudes, propinas e corrupção na unidade de aviação civil da Airbus ligada a consultores externos para garantir contratos internacionais.

EMPRESA PODE SER MULTADA

Segundo o jornal “Financial Times”, o trabalho da SFO foi iniciado após a empresa francesa admitir que deixara de notificar as agências que concediam crédito à exportação que os consultores externos haviam sido usados em determinados acordos. Agora, as autoridades francesa e do Reino Unido vão coordenar seus trabalhos juntas, segundo a Airbus.

As duas apurações, porém, não têm qualquer relação com a investigação iniciada por promotores austríacos contra a Airbus e o consórcio Eurofighter por suposta fraude.

A fabricante de aviões, que está cooperando com a investigação, disse ter dispensado os intermediários em questão e espera que as garantias de financiamento suspensas sejam restauradas.

A investigação, que pode durar anos, soma-se aos desafios da companhia francesa de tentar expandir suas atividades no exterior e de reverter a desaceleração da demanda por novos aviões. Um resultado desfavorável também comprometeria sua reputação e levaria a multas significativas.

Em abril do ano passado, a Airbus sinalizou para autoridades europeias e do Reino Unido “distorções e omissões” envolvendo contratados externos em algumas aplicações de financiamento à exportação, que foram encontradas em uma investigação interna.

MUDANÇA NO MARKETING

Agências de crédito, incluindo a do Reino Unido, suspenderam alguns financiamentos que a companhia usa para ajudar a vender seus aviões comerciais. Como resultado, a companhia francesa está modificando a organização de seu marketing internacional, contaram à Reuters pessoas com conhecimento da questão.

A agência de crédito do Reino Unido é uma das várias na Europa que financiaram vendas da empresa ao exterior. A Airbus constrói asas no Reino Unido, mas monta as aeronaves em outros países, entre os quais estão França e Alemanha.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

França e Reino Unido investigam suspeita de corrupção na Airbus

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×