Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ucrânia enfrenta risco de desastre químico ‘catastrófico’, alerta especialista da ONU

Ucrânia enfrenta risco de desastre químico ‘catastrófico’, alerta especialista da ONU

Muitas casas na linha de frente dos combates na Ucrânia foram severamente danificadas e permanecem abandonadas. Foto: Daniel Gerstle/IRIN

Se os combates no leste da Ucrânia não cessarem e se medidas não forem tomadas para garantir a integridade das instalações industriais na região, o conflito armado no país pode levar a um “desastre químico catastrófico”. A informação é do especialista das Nações Unidas para os Direitos Humanos e substâncias e resíduos perigosos, Baskut Tuncak.

“As batalhas estão sendo travadas agora nas cidades próximas a centros industriais, com as fábricas cada vez mais correndo o risco de sofrer danos. As consequências para qualquer um que vive próximo seriam severas”, afirmou o relator.

A maioria das instalações industriais da Ucrânia está localizada na região leste do país. Essas incluem infraestruturas pesadas que operam no setor de mineração, metalúrgica e de energia, entre outras.

“A presença de uma variedade de substâncias químicas explosivas e tóxicas nesses lugares é razão de sérias preocupações”, destacou o comunicado de imprensa do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

No último dia 24 de fevereiro, uma bomba atingiu um edifício que abriga mais de 7 mil quilogramas de cloro gasoso. Embora nenhum dano tenha sido relatado, apenas uma fração dos contêineres com essa substância teria matado Qualquer Pessoa dentro de 200 metros e afetado gravemente a saúde de qualquer pessoa em um raio de 2,4 km, de acordo com especialistas citados pelo ACNUDH.

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) também manifestou preocupação com o potencial impacto desses elementos para a saúde dos moradores das regiões industriais.

A agência da ONU e parceiros pediram o fim das hostilidades em áreas adjacentes às infraestruturas civis e solicitaram que equipamentos essenciais de segurança sejam armazenados em instalações fora do alcance de governos.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Ucrânia enfrenta risco de desastre químico ‘catastrófico’, alerta especialista da ONU

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×