Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasil elabora estratégia para o clima

Brasil Elabora Estratégia Para O Clima

Governo e sociedade civil começam diálogos de construção do plano para cumprir as metas de corte de emissões no contexto do Acordo de Paris. 
 

LUCAS TOLENTINO

A sociedade brasileira deu a largada para atingir as metas do país no contexto do Acordo de Paris sobre mudança do Clima. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, abriu nesta terça-feira (14/03), em Brasília, os diálogos estruturados com todos os envolvidos no desafio de frear o aumento da temperatura média do planeta. A participação social faz parte do compromisso anunciado por Sarney Filho na Cúpula do Clima, realizada em novembro passado em Marrakech. 
 
O objetivo é integrar cada setor, do industrial ao agropecuário, na definição de medidas para cortar emissões e, com isso, evitar o aquecimento global. A expectativa é que, até outubro, sejam consolidadas propostas para consideração durante a elaboração da Estratégia Nacional de Implementação e Financiamento para a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil ao Acordo de Paris. Os demais interessados também têm até 30 de junho para enviar contribuições para a construção do documento. 

ESFORÇO NACIONAL

A contribuição brasileira é considerada uma das mais expressivas a nível mundial justamente por envolver o conjunto da economia. “Com nosso esforço nacional, vamos mostrar que o Acordo de Paris é viável e que o processo de combate à mudança do clima é irreversível”, declarou o ministro. Sarney Filho acrescentou que o engajamento será fundamental para dar continuidade à liderança brasileira na agenda. “Entramos em um caminho sem volta”, afirmou.

Medidas voltadas para o setor de uso da terra foram apontadas como avanços para o país. Como representante do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o assessor José Santo Campari Júnior citou o Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que define ações sustentáveis para o setor. “Já temos o mapa do caminho”, avaliou. “O Brasil se encontra, hoje, em uma posição de construção de consensos”, destacou. 

REDUÇÃO

Conduzida pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), a primeira rodada reuniu a Câmara Temática de florestas, biodiversidade, agricultura e pecuária. Esses são os setores com os melhores resultados obtidos pelo país no combate ao aquecimento global. “É onde o Brasil já conseguiu reduzir suas emissões com maior intensidade e onde podemos reduzir ainda mais”, explicou o secretário-executivo do FBMC, Alfredo Sirkis. 

Uma Sociedade contribuirá para estratégia do clima

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Brasil elabora estratégia para o clima

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×