Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você conhece a história do leite condensado?

Eis um produto mágico que — além de ser um verdadeiro coringa e ingrediente indispensável em inúmeras receitas — certamente é um favorito de muita gente. Ou você vai dizer que nunca atacou a lata de leite condensado que a sua mãe escondia no fundo da geladeira? No entanto, apesar de trazer “condensado” no nome, a verdade é que para produzir essa delícia, o leite passa por um processo de evaporação e não de condensação.

Tanto que o “Leite Evaporado” existe, e ele nada mais é do que a versão sem açúcar do Leite Condensado. De acordo com o pessoal da Superinteressante, que publicou uma interessante matéria sobre esse produto — que é a felicidade enlatada —, ele recebeu esse nome errado para não criar confusão entre os consumidores.

O processo de produção consiste em centrifugar o leite para eliminar impurezas, que depois é submetido à pasteurização, quando é aquecido a 75° C durante 20 segundos. O próximo passo é adicionar o açúcar — que funciona como um conservante natural — e, então, colocar essa mistura em um evaporador a vácuo com temperaturas entre os 50 e os 70° C, para que 60% da água seja eliminada. Por último, depois que o leite evaporado esfriar, acrescenta-se lactose em pó.


Doce história

Fonte da imagem: shutterstock

Segundo a matéria, a primeira técnica para produzir o leite condensado de que se tem notícia surgiu na França em 1827. Entretanto, o produto só passou a ser fabricado em escala industrial 26 anos mais tarde, graças ao norte-americano Gail Borden Jr. A intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade, pois naquela época — sem geladeiras nem processo de pasteurização — era comum que esse alimento estragasse antes de chegar aos consumidores.

No entanto, o leite condensado só foi ficar famoso mesmo durante a Guerra de Secessão nos EUA — que ocorreu entre 1861 e 1865 —, depois de se tornar um dos alimentos fornecidos aos soldados. As latas eram práticas e fáceis de transportar, e representavam uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.300 calorias.

Com o fim dos conflitos, o leite condensado acabou saindo dos campos de batalha e chegando aos mercados, e foi apenas uma questão de tempo até o produto conquistar o mundo inteiro. Aqui no Brasil, existem registros de que o leite condensado já era comercializado em 1871, como pode ser visto em um anúncio publicado no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Província do Rio de Janeiro.


Novidades do Mega Curioso



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Você conhece a história do leite condensado?

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×